sábado, 6 de abril de 2013

ENFRENTAR SEMPRE,DESISTIR NUNCA.

"Desistir" nunca esteve nos meus mais remotos pensamentos. "Enfrentar", é o que faço dia após dia.
 Para enfrentar, é preciso deixar apenas o instinto de preservação aflorar e comandar as ações.
 Lógico que não é fácil, mas está longe de ser impossível, pois é a nossa chance de vencer as adversidades e poder continuar a vida. Sei que muitas pessoas optam por não saber muito sobre as enfermidades pelas quais são atingidas, deixando isso a cargo dos médicos e demais profissionais de saúde que as atendem. Porém, quando começamos a entender as doenças que nos atingem, somos capazes de conseguir opções de tratamento, conseguir até mesmo tratamentos melhores, pois os nossos médicos conseguem, num diálogo franco, informações sobre nossas reações, que dificilmente teriam sem a nossa contribuição. Aos poucos entendemos se tratando do feocromocitoma como ter menos crises,as medicações que não pode ser usadas,e as que mais surgem efeitos,como contornar os sintomas etc, o que é uma alteração significativa para a gente que é portadora dessa patologia, com isso, contribuímos nos cuidados diários com a nossa própria saúde. Sabemos o que não devemos comer,em portadores de feo deve evitar queijo,vinho,etc, em uso de clexane evitar folhas verdes e tudo que contem vitamina k,e o que não devemos fazer como estimular o abdome,etc,quando podemos ou não realizar determinadas atividades; quando precisamos ir à luta com a burocracia dos planos de saúde, Isso tudo faz parte do nosso dia-a-dia, não podemos negar e esperar que as soluções caiam do céu, mas quando nos conhecemos e conhecemos o assunto que precisamos resolver, os caminhos são mais curtos, mais tranquilos de serem percorridos, pois nos preparamos para eventualidades. Como em tudo, o conhecimento nos abre portas. Aliando o conhecimento da enfermidade ao autoconhecimento faremos, em conjunto com os médicos e os nossos familiares, as melhores escolhas. Não podemos abrir mão disso. Em resumo, temos muitos direitos:
 Questionem os médicos - levem suas dúvidas anotadas num caderno ou agenda.
 É a sua vida que está em jogo,lute por ela.
 Os médicos conhecem os sintomas,mas somos nós que sentimos,por isso devemos ser claro e especifico ao relatar os sintomas,alguns são graves e tem que se logo tratados.
 Siga corretamente as prescrições  medicas,e sua orientações.
Por mais que conviver com um feocromocitoma seja difícil,doloroso e envolva muitas incertezas, só temos duas opções,enfrentar ou desistir,por isso sempre a minha opção foi enfrentar e sempre sera, aconteça o que acontecer,eu vou lutar ate o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário