sexta-feira, 26 de abril de 2013

HIPERTENSÃO É MESMO ASSINTOMÁTICO ?

 Minha opinião pessoal.
dizem a literatura e os médicos que hipertensão arterial é silenciosa [assintomática] geralmente ate pode ser,mas nem sempre,vai na minha opinião de cada organismo.
Na minha família a  maioria são hipertenso, é eu convivo com hipertensão a muitos anos secundário ao feocromocitoma.
A minha pressão só me causa sintomas quando sobe bruscamente,ou quando tenho crise hipertensiva.,ou quando estou em crise do feo.
A minha irma também hipertensa,já teve ate 2 avc,quando a pressão dela chega a 160/100 ela já apresenta mal estar,cefaleia e tontura,geralmente a pressão dela é em torno em uso de medicação  em 120/80 [normal]
Ela apos ser medicada para a pressão,os sintomas desaparecem,é ai? os sintomas dela foi causada pelo aumento da pressão? esse nível de pressão  para mim é totalmente assintomático por isso acho que vai de cada organismo,quando a minha pressão chega ao valor normal para muitos 120/80,já estou vomitando e extremamente tonta,pois o meu organismo não está mais acostumado a esse nível de pressão,aonde eu quero chegar,quando um paciente busca atendimento medico,e a pressão está em 160/100 como o da minha irma,isso só é um exemplo,o medico vai logo dizendo seus sintomas não são da hipertensão ,hipertensão não causa sintomas ,seria mais prudente a simples pergunta,como geralmente fica a sua pressão diariamente ?
Geralmente a pressão dela e em torno de é 120/80 e abaixo disso.
Ai fica a minha duvida,se uma pressão em torno de 120/80.sobe para 160/100 mesmo não sendo  caracterizado como crise hipertensiva pode causar sintomas?
Ela ainda continua dessa mesmo forma,quando a pressão dela sobe fora do normal dela .ela apresenta sintomas .
Meu outro irmão também teve avc,com a pressão arterial em 170/110.a pressão dele era em torno de 130/80 em uso de captopril ,relato do seu caso.
Apesar de ser hipertensa na época mais ou menos 1 ano atrás não sabia de todos os sintomas do avc.
Ele chegou a noite na minha casa com queixa de mal estar,verifiquei a pressão e estava 150/110,achamos que era da diabete,ele foi para casa dizendo que iria checar,mas ele resolveu  ir como a minha irma para um restaurante comeu  moqueca e tomou bebida alcoólica,pela manha manteve os sintomas e agora com turvação em apenas um olho, ai eu comecei a suspeitar de avc,mas os sintomas era apenas um olho, ele não quiz ir para o hospital,nesta tarde eu tive consulta com o ambulatório de hipertensão ,na minha consulta perguntei ao medico dr,Carlos se avc podia da sintomas em apenas um olho,quando ele afirmou que sim,corri para casa e o levei para o hospital,chegando la a medica disse que era labirintite, usou as medicações nada de melhora,quando ela foi liberar,eu fui clara,eu quero afastar avc,ela permaneceu com ele na unidade e no dia seguinte ,foi para outro hospital,resumo teve avc,ficou torto,no inicio teve grande dificuldade de falar,hoje fala,mas ainda é visível as consequências do avc.
A hipertensão e os seus sintomas os médicos conhecem e são eles que tem que lidar com as prescrições medicas,mas você tem que observar os seus sintomas,controlar a sua pressão medicamentosamente  e também buscar alternativas simples como o relaxamento da mente[meditação ou o que te agrade]  da importância a alimentação saudável ,atividade física etc,ter responsabilidade com a sua vida
Hipertensão é coisa seria,e tem que ser levado a serio.
tome as medicações em horários certos,de modo responsável.
tenha uma alimentação saudável.
eu particularmente acredito nos benéficos dos sucos, principalmente a laranja,o suco de salsa,o uso do alho etc.
tem controle da sua hipertensão,ocorrendo mudanças,busque assistência medica.
leve a sérios os seus sintomas, não vire hipocondríaco,mas se observe,mesmo estando com a pressão no ponto de vista medico  aceitável, mas se estiver fora do seu padrão normal com sintomas de uma doença grave com avc,infarto etc, se você mantem mal estar que não passa,dor de cabeça fora do seu padrão normal,sintomas desconhecidos para você,tome cuidado,mantenha a calma sempre, ninguém morre fora do tempo determinado por Deus,mas também devemos fazer a nossa parte, conheço pessoas que depois de avc, e outras consequências da hipertensão arterial,jogam a culpa dos médicos,eles geralmente fazem a parte deles.e vocês estão fazendo a sua?tem pessoas que fumam,bebem,vivem estressados diariamente,e acho que os médicos são incompetentes,logico que existem médicos desligados,incompetentes,como existem pacientes relapsos com a sua própria vida.
Eu faco tudo que está ao meu alcance,dentro do que eu acho certo para manter a minha vida,a minha hipertensão é muito difícil de ser controlada por ser secundaria ao feocromocitoma,mas ate hoje apesar de chagar a valores altíssimos nunca tive avc,infarto etc, a mão de Deus claro,mas eu responsabilidade com o meu quadro de saúde,sigo as orientações medicas rigorosamente, modifico sim a forma de tomar as medicações de um modo que  no meu ponto de vista esteja agindo corretamente,dentro da medicações que eles prescreveram,  exemplo saiu de alta com a prescrição de 4 anti-hipertensivos, na época usava  habitualmente 7 prescrito da medica do andar que diz que a sudorese que eu apresentei internada pode ser menopausa rsrs,mostrado claramente que nem conhecê os sintomas de feo,vou manter essa prescrição de forma alguma,a alternativa voltar para os médicos que me acompanham ,e na impossibilidade de realizar a consulta voltar com as prescrição  do meu meu medico assistente,não uso medicação por conta própria,procuro ser sincera, e se a minha sinceridade incomoda paciência, só estou  tentando conservar a minha vida,os médicos tem uma profissão que não é fácil,mexem com a vida do ser humano diariamente ,de muita responsabilidade,devemos saber que ele são humanos,e não  na maioria das vezes não tem culpa das consequências das nossas doenças devemos falar o que é justo e não julgar,deixar para a unica pessoa que pode fazer isso,Deus.
Uma boa assistência medica é importante,mas zelarmos pela nossa própria vida é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário