quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O GRANDE BENEFICIO DA LIDOCAÍNA NA DOR EM PACIENTE COM FEOCROMOCITOMA.

LIDOCAÍNA NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTE PORTADOR DE FEOCROMOCITOMA.
O feocromocitoma é um tumor de células cromafins normalmente encontrados na medula adrenal , podendo como no meu caso ser extra-adrenal e que liberam catecolaminas, causando hipertensão, cefaleia, palpitações, diaforese, sintomas gastrintestinais, sintomas visuais e dor torácica e abdominal. No feocromocitoma a dor abdominal é causada por redução do fluxo sanguíneo na musculatura de vísceras abdominais, com conseqüente acidose tissular, hipoxemia e ativação de nociceptores. O baixo fluxo leva a desmielinização nervosa e hipersensibilidade visceral. O  papel da lidocaína venosa no controle da dor.

MEU RELATO.
Sou portadora de  feocromocitoma na supra-vesical, diagnosticada aos 17 anos laboratorialmente e com o quadro clinico compatível com a patologia, localizado e confirmado  a localização pelo Pet-scan e cintilografia com mibg em 2005/2006 no Incor de São Paulo.

 O MEU QUADRO DE CRISE DO FEOCROMOCITOMA É:
CRISE HIPERTENSIVA.
SUDORESE.
NÁUSEAS E VÔMITOS.
CEFALEIA DE FORTE INTENSIDADE.
DOR TORÁCICA
DOR ABDOMINAL EPIGÁSTRICA  INTENSA, que não cede ao uso de analgésicos comuns por via oral ou opioide fraco por via parenteral. A dor estar associada à náusea, vômito, cefaleia e aumento dos níveis tensionais. Tenho história de várias internações anteriores para controle dos sintomas dolorosos e de alergia a diferentes medicações, tais como: morfina, dipirona plamet, plasil, zofran , tylex e atualmente a ranitidina. Uso de tramadol, para evitar o uso de meperidina.  Uso tambem profenid e dramin B6.

FIZ CONTROLE RIGOROSO COM O AMBULATÓRIO DE HIPERTENSÃO COM AUMENTO SIGNIFICATIVO DE MEDICAÇÕES QUE PROLONGOU O MEU TEMPO FORA DE CRISE E ME DEU UMA SUPORTE MELHOR ATE DURANTE AS CRISES.

Durante as  crises serias foram administrada o uso de lidocaína, tramal e o precedex o que por muitas vezes durante muitos anos me tirou da crise e  houve controle da dor.
 O meu caso clínico demonstra que os anestésicos locais, através da estabilização da membrana neuronal conseqüente à inibição do fluxo de sódio, promove redução de descargas neuronais e controle da dor.
Na minha opinião como paciente o uso de lidocaína alivia muito a intensidade da dor secundaria ao feocromocitoma,o precedex também, e o uso do sulfato de magnésio  sendo administrado de uma forma cuidadosa por um bom profissional é de grande valia no caso de uma crise adrenérgica por feocromocitoma.
EU DEVO AGRADECIMENTO ETERNO AO DR DURVAL KRAYCHETE POR TUDO O QUE FEZ POR MIM E QUE ATE HOJE AS SUAS ORIENTAÇÕES  SALVAM A MINHA VIDA, ME TIRANDO DO SOFRIMENTO DAS CRISES E DANDO ALIVIO AS DORES.
DEVO TAMBÉM AO DR.EMERSON PORTO, COORDENADOR DO AMBULATÓRIO DE HIPERTENSÃO, POIS FOI DEPOIS DO SEU ACOMPANHAMENTO QUE AS MINHAS CRISES FICARAM COM MUITO MENOS INTENSIDADE E DURANDO MENOS TEMPO E DEMORANDO MAIS DE OCORRER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário