sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CUIDADO COM A DOR EMOCIONAL, ELA MATA.

               
Ela mata seus sonhos, sua esperança, te faz sentir sem forças, faz que você enxergar só o lado ruim da vida etc, e se tratando de pacientes com feocromocitoma, ou qualquer doença grave ela pode realmente tirar a sua vida. Ao começar essa postagem, pensei se deveria mesmo faze-la, pois não quero relembrar o que passei, mas também sei que lutar para esquecer é perda de tempo, tenho que conseguir lembrar e superar, assim como superei os fatos apresentados. Esse último mês foi um dos piores messes da minha vida, mas não é sobre os fatos que eu quero falar, mas sim sobre o cuidado que temos que ter conosco mesmo, parar para observar os nossos próprios sentimentos. Minha sorte é convivo com a minha filha que me conhecem bem demais e apoio não me faltou. Tive uma dor tão forte emocional que me perdi  de mim mesma, no começo ainda tentei reagir e nada, parecia que tinha um buraco sugando a minha vida. Sair fazendo besteira, tentei acalmar a minha dor voltando para relacionamento já encerrado, me voltei a trabalhar ate a completa exaustão, mas nada aliviava, mas chegou um dia que percebi que algo tinha que fazer se quisesse sobreviver, foi o momento que não sentia mais nada, nem alegria, nem tristeza, estava me sentindo indiferente, a minha filha a me chamar para mostrar a sua infelicidade e nem olhar para ela conseguia, triste dizer isso ,mas foi exatamente assim que me sentir, me sentir inútil, sabia que fatos graves estavam acontecendo e eu não sabia o que fazer, para ser sincera eu não queria enxergar mais nada, não queria saber, dizer isso me doei ainda,  mas hoje consigo me perdoar e saber que essa foi a minha defesa pessoal para não ter que enfrentar um dor ainda mais dolorosa.  Logico que o amor materno superou a minha propria dor e eu dei a minha filha total apoio, para ser sincera a gente se apoiou uma na outra, dias que ela acordava pior eu a ajudava e quando eu não conseguia nem manter em pé ela me segurava.. A pior sensação não foi me sentir triste, mas me sentir ausente de mim mesma, nem as coisas que estavam acontecendo com quem amava conseguia me tirar desse imenso vazio. Faltou vida no meu corpo, no começo pensei em buscar ajuda de um psiquiatra, nunca tinha me sentido assim, tive medo de estar entrando em um quadro depressivo e sabia por experiência contada de paciente com feocromocitoma que isso significaria o meu provável fim e isso eu não iria permitir.  Diagnóstico precoce, tratamento precoce, mas o que ele poderia fazer, se tratando de paciente com feocromocitoma a maioria dos antidepressivos são totalmente contra indicado, existe uma lista enorme de medicamento não usado em paciente com feocromocitoma que pode por uma paciente em crise do feo, e isso era a ultima coisa que poderia aguentar, depois pensei em procurar meu medico e lembrei que ele não quis prescrever um ansiolítico eu estando em crise com a pressão alta, imagine com a pressão normal.Mas essa dor estava me matando por dentro, já tinha passado dores terríveis emocionais, mas dessa fez me faltou forças, não sei se foi em seguida de uma crise, ou como acha a minha filha que o feocromocitoma também tinha parcela nessa minha dor, mas enfim passou, a causa foi solucionada, mas antes mesmo disso acontecer eu tive mais uma vez um mão primeiramente de  Deus e de amigos verdadeiros e de uma pessoa que chamo aqui de anjo da guarda, meu grande amigo, ele é da área de saúde e me conhece a muitos anos, a minha filha me aconselhou a ligar para ele, ele ouviu meu breve relato e me disse vem pra cá, desse fez ele nem me orientou a buscar meu medico etc. Eu já estava para desligar mais ele me conhece bem demais, e foi logo dizendo não estou te dizendo que venha para emergência, estou dizendo que venha falar comigo o que você quiser dentro do que seja possível diante do  seu quadro eu farei e me ajudou de uma forma que nunca terei palavra para agradecer. Antes desse més eu conhecia a dor de um luto e como é uma dor imensa, conheço dores físicas de uma intensidade muito grande, onde aprendi a tolerar, mas confesso não sabia que uma dor emocional poderia ser tão dilacerante. Mas enfim passou, estamos todos desfrutando da nossa rotina que tanto gostamos. A minha filha está ótima, agora buscando ao senhor, meus pequenos amorezinhos felizes e a vida seguindo o seu rumo normal.


Meus amigos como não poderia deixar de agradecer, obrigada a todos que me deram grande apoio nesse tão dificil més de outubro.  Só de imaginar que esse més está acabando estou feliz, feliz rsrs.

                 




                     








30 comentários:

  1. Essa dor pode ser intensa por esse motivo temos que ser equilibrados e tomar muito cuidado,e muitas vezes não percebemos que ela seja somente emocional.
    É a dor da alma.
    Bjs Mirtes,bons feriados.-
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carmem.
      A vida sempre me colocou a grandes provas, sempre conseguir me manter serena, mesmo diante das mais tristes situações, mas esse més apreendi a não me cobrar tanto, aprendi a aceitar e me mimar um pouco, em resumo me permitir suportar uma dor emocional com menas forças, afinal eu sou humana. Felizmente acabou. Beijos.

      Excluir
  2. Foram momentos difíceis de uma dor emocional profunda, mas que já passou. Felizmente conseguimos sempre ir buscar forças onde pensamos que já não ter forças, e claro que a tua filha e todos os amigos são muito importantes. Com a energia que resta e as boas vibrações ao redor, se encontrará o rumo certo.
    Bom fim de semana, Mirtes.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Laura.
      Que bom dizer amiga, passou rsrs, isso mesmo, definiu com precisão como ocorre em momentos assim, buscamos uma força que nem acreditamos existir, a minha filha na profunda dor, acho eu que ainda mais intensa que a minha, conseguiu me erguer, sem ela eu não teria aguentado, e de todos os meus amigos off e também vocês me deram um grande suporte. Já encontrei com as energias ao redor não tem tristeza que permaneça rsrs. Um lindo final de semana. Forte abraço.

      Excluir
  3. Que bom que você está melhor, Mirtes querida
    Fique bem!
    Um forte abraço e beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Mirtes
    Você me fez rir muito com seu comentário no meu cantinho, e menina, continua, que a vida é assim, sei que não deve ser facil , nem se o que você está passando ou passou por causa desta doença, mas sei de uma coisa que você é uma batalhadora.vai lá no meu cantinho dar sua participação na brincadeira.
    beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Simone.
      Que bom amiga,mas falei serio, respondi por la ao seu comentário rsrs. Quando relato pela dor emocional que passei não teve nada a ver com a minha patologia, enfim passado. Já fui e participei e ate a minha filha deixou a sua frase mostrando como está alegre rsrs. Feliz fds. Beijos.

      Excluir
  5. Amiga, vc é guerreira p/enfrentar qualquer tipo de dor. Vou estar sempre na torcida p/essa superação!
    Bjsss amiga e um maravilhoso FDS p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dinha.
      Essa superação já aconteceu, tanto pelos fatos terem sido resolvidos, como já faz parte do passado. Essa postagem foi justamente para mostrar que diante da dor física ou emocional existe com Deus resolução satisfatória. Obrigada por desejar um fds maravilhoso para você também. Beijos.

      Excluir
  6. Dores físicas são horríveis, mas dores emocionais atingem diretamente a alma e só quem passa sabe o que é! Mirtes, você é guerreira, está sempre em sintonia com Deus e com a ajuda dEle supera dores, crises e o que mais vier! Você é forte amiga! Bjks e um abençoado final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tetê .
      Concordo completamente amiga, dores físicas intensa deixa o gosto amargo, queremos que ela seja aliviada, ficamos angustiada, queremos logo o alivio. Mas uma dor emocional ela nós paralisa, quando muito forte perdemos o rumo da nossa propria vida, enfim ambas só Deus na causa, só de falar comecei a imaginar, nem pensar, para não atrair rsrs. Obrigada pelos elogios.Um lindo final de semana, que seja cheio de alegres momentos. Enorme abraço.

      Excluir
  7. Com sua fé firme e forte consegue superar todos os obstáculos.
    Feliz final de semana,com muita paz Mirtes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria.
      É amiga Deus me fez superar mais essa aprovação. Um lindo fds. Beijos.

      Excluir
  8. Você é muito forte e guerreira amiga, graças à Deus! Mantenha acesa a Fé que te fortalece! Você sempre irá superar.
    Um abençoado feriado.
    Beijão amiga!
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mariangela.
      Obrigada minha amiga, com Deus tudo se torna mais fácil. Um lindo fds. Abraços.

      Excluir
  9. Amiga querida, eu que já passei por uma depressão profunda sei bem o que isso é.
    Foram três longos anos de psicoterapia pois não me dava com a medicação para a depressão.
    Portanto amiga, deu um excelente conselho, esses sinais devem ser atacados logo no início e´pedindo ajuda a profissionais competentes.


    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fê.
      Graças a Deus nunca entrei em depressão,mas já vi de perto o que pode fazer com um ser humano e de forma alguma quero acrescentar no meu histórico medico algo assim, a minha chance de viver, no minimo iria diminuir muito. Fiz sim uma alerta as pessoas não pode deixar nenhum tipo de preconceito atrapalhar a sua cura, a sua vida de volta, afinal estamos aqui para ser feliz, deve procurar ajuda profissional caso seja necessário. No meu caso tive uma grande tristeza por fatos acorrido e agora estou super bem graças a Deus. Que coisa amiga já ter sentido essa grande dor emocional e que bom que já superou. Um lindo fds. beijos.

      Excluir
  10. Boa noite querida Mirtes, que boas noticias!
    Venho desejar-lhe um excelente fim-de-semana.
    Beijinhos com muito carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ailime.
      É amiga uma grande felicidade, uma enorme graça alcançada. Um maravilhoso final de semana. Forte abraço.

      Excluir
  11. Querida amiga que bom ver que depois da tempestade veio a bonança ,pois com certeza existem momentos da vida que nos tornam tão frágeis ,não por sermos fracos ,mas sim porque somos humanos ,e como humanos sentimos na pele tudo o que nos rodeia ,graças a Deus que tudo passou ,agora que venha esse Novembro cheio de felicidade ,que cada dia seja simplesmente belo e único ,pois apesar dos pesares a vida é demasiada preciosa ,muitos beijinhos no seu lindo coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emanuel.
      Meu amigo palavras certíssimas, tem momento da nossa vida que nós sentirmos frágil, sentindo na pele o que nós rodeia, exatamente assim mesmo, mas enfim passou, passou e isso é bom demais. Obrigada pelo carinho. Um lindo fds. Forte abraço.

      Excluir
  12. Olá, querida Mirtes
    A dor da alma é sufocante mais!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Roselia.
      É sufocante mesmo, mas que bom que fiquei livre dela rsrs. Deus agiu e hoje posso só ser grata ao criador pela minha felicidade e de quem tanto amo. Feliz fds. Beijos.

      Excluir
  13. Nada é importante nesse mundo que possa lhe tirar a paz. Se tirar, não vale nada. Descarte, Mirtes! A paz e a alegria junto de sua filha, uma apoiando a outra, é o que interessa. Cuide-se! Nada vale a pena, amiga, só sua saúde e as pessoas que lhe cercam, que lhe são caras!
    Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tais.
      Minha amiga ai que está o problema, o que tirou a minha paz e alegria, vale tudo, ate a minha vida daria. Mas enfim é passado, tudo resolvido. Com certeza certíssima a paz e alegria junto da minha filha e dos meus pequenos amorezinhos é o que interessa. Um lindo final de semana para vocês. Forte abraço.

      Excluir
  14. Querida amiga
    Essa dor assola o coração de forma deprimente e dilacera a alma e se não tiver alguém do nosso lado para nos apoiar seremos tragados pela dor
    E você teve do seu lado pessoas que te amam. A crise passou e hoje a felicidade é o seu par. Viva intensamente cada momento e um dia de cada vez. Você nasceu para ser feliz e será!
    Um final de semana lindo como as cores vibrantes do arco iris
    Beijos e carinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Gracita.
      Minha amiga, como dizem é vivendo que apreendemos, não conhecia o tamanho dessa dor mesmo tendo passado por calvários ainda pior, mas enfim passou. Obrigada pelo carinho. Que lindo vou viver exatamente assim com as cores vibrantes do arco iris rsrs, é crendo , confiando que realizamos nossos sonhos. Um grande abraço.

      Excluir
  15. Eu tenho depressão e sei bem o que você sentiu, quando em crise me sinto exatamente assim, mas eu mesmo não gostando posso tomar antidepressivos ...

    A dor emocional penso ser a pior dor que existe, porque ela ataca tuas defesas, te deixa vulnerável ...
    Fico feliz em saber que está superando, e que se apegou a Deus nessa hora difícil, se não há remédios há Deus, e Ele só Ele pode nos ajudar em momentos assim ..

    Que Deus esteja sempre contigo Mirtes ...

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Minda.
    Que horrível deve ser a depressão, felizmente eu nunca tive e espero não ter nunca pois dizem que é horrível. Eu fiquei bem triste e já tive medo de está no caminho de apresentar algo parecido, mas felizmente foi algo passageiro, como me disseram apenas um estado de tristeza, justificando por tudo que estava passando.Acho que Deus dessa dor emocional me livrou. Obrigada minha amiga, que Deus esteja sempre contigo te livrando de todas as dores da alma, Uma linda semana. Forte abraço.

    ResponderExcluir