quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Feocromocitoma por Medipédia


Causas

Topo 
A medula renal elabora catecolaminas, hormonas segregadas em situações de alarme ou stress, que provocam uma reacção que prepara o organismo para o combate às diferentes adversidades. A medula supra-renal produz dois tipos de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), mediadores químicos do sistema nervoso simpático, cuja acção produz vários efeitos: por um lado, aumentam a pressão arterial, a frequência cardíaca e o calibre dos vasos sanguíneos dos músculos do esqueleto; por outro lado, provocam uma dilatação das pupilas e dos brônquios.
Os feocromocitomas são tumores que se caracterizam pela elaboração de quantidades exageradas de catecolaminas. Normalmente, localizam-se nas glândulas supra-renais e são de natureza benigna. Todavia, em alguns casos, desenvolvem-se noutros tecidos, podendo igualmente ser de natureza maligna, em casos excepcionais.
Desconhecem-se as causas que determinam o aparecimento destes raros tumores. De qualquer forma, é possível que o seu desenvolvimento seja proporcionado por uma predisposição genética, tendo em conta que, por vezes, afectam um determinado número de membros da mesma família.

Sintomas e tratamento

Topo 
A manifestação mais comum e significativa é a hipertensão arterial, normalmente muito elevada e permanente, embora com a tendência para oscilar ao fim de algumas horas ou dias. Caso a hipertensão não seja devidamente corrigida, com o passar do tempo, acaba por provocar complicações graves, tais como insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais. Outros sintomas habituais são dor de cabeça, palpitações, tremores, suores abundantes, náuseas e vómitos.
Por outro lado, é igualmente comum que, ao mesmo tempo, o paciente desenvolva uma diabetes mellitus secundária, pois as catecolaminas propiciam um aumento da concentração de glicose no sangue.
O tratamento baseia-se na extracção cirúrgica do tumor, através da qual se costuma obter a cura definitiva da doença. Como medida complementar, devem ser administrados medicamentos que bloqueiem a acção das catecolaminas
.As crises paroxísticas
Topo 
Em alguns casos, os feocromocítomas provocam repetidas crises de hipertensão arterial desencadeadas bruscamente, que costumam ceder em menos de uma hora. Estes episódios, conhecidos como "crises paroxísticas", podem ocorrer espontaneamente ou como consequência de situações tão diversas como uma tensão emocional ou uma alteração da postura corporal. As manifestações são muito características: o paciente é afectado por uma dor muito intensa em várias partes do corpo (por exemplo, na cabeça, no tórax e no abdómen), fica extremamente pálido, apresenta abundantes suores e tem uma estranha sensação de angústia e morte iminente. Embora as crises costumem ceder espontaneamente, devem ser sempre consideradas como uma emergência médica, pois a sua evolução e consequências são praticamente imprevisíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário