sábado, 21 de março de 2020

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CORONAVIRUS- FIZ ENFERMAGEM, MAS DE FORMA ALGUMA ISSO ME PREPARA MAIS PARA ENFRENTAR ALGO GRAVE E DESCONHECIDO.

                     
                          Resultado de imagem para UNIDOS VENCEREMOS O CORONAVIRUS

  O QUE É CORONAVÍRUS ?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
É UMA GRIPE ?
Não é uma gripe, o quanto antes as pessoas se conscientizar que não é uma gripe, mas pessoas serão salvas.  É um vírus  que pode evoluir para pneumonia e ate causar falência de órgãos. 
FORMA DE CONTAGIO ?
Gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas… Dá para resumir assim as principais vias de transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Resumindo se você pegar com as mãos em superfícies e em todas as embalagens de mercado e estiver contaminada pelo vírus e levar aos mãos aos olhos, nariz e boca sem ter feito o básico lavar as mãos ou uso do álcool gel você pode se contaminar. Assim como a aproximação das pessoas, como o famoso aperto de mão. No ar é muito menos, porque só fica no ar por três horas sem alguém contaminado espirrou ou teve tosse expelindo secreção, gotículas de salivas.
Apenas o isolamento domiciliar resolve o risco de contagio ?
Ajuda bastante isso é um fato inegável, mas os cuidados básicos tem que continuar, pois para ficarmos totalmente imune, teríamos que não pegar em sacos de mercados, em mercadoria vindo do mercado, não receber parentes, dispensar funcionaria do lar etc. Eu confesso que fiz quase tudo isso rsrs, dispensei funcionarias, nas ultimas compras ao mercado, passei pano umedecido de álcool a 70 em todas as embalagem, mas eu tenho compras realizadas durante o surto da doença para três meses, não dou conta de higienizar tudo. Estou fazendo aos poucos e em cada embalagem que pego em seguida uso o álcool gel.  
Pessoas da área de saúde estão com mais ou menos risco de contagio com complicações graves ?
Ate uma semana atras com certeza teriam muito mais risco, agora surgiu uma nova esperança, não vou divulgar o que não temos nada comprovado, mas creio que surgiu um luz na escuridão com um uso de algumas medicações. 
O que eu acho da vacina ?
Acho que vai demorar no minimo isso sendo totalmente otimista uns 18 meses, então eu não creio que a vacina sera a solução.
E as novas medicações ?
Me trouxe com certeza esperança, pois esta surgindo efeito nas pessoas que tem seu teste positivo e logo iniciam a medicação. Mas nada é garantido.  A prevenção é o melhor caminho. 
O que eu acho que vai acontecer com o Brasil ?
Houve de 48 horas pra cá atitudes efetivas, mas no começo houve descaso como o carnaval e a população por acreditar muito na mídia achou que era apenas uma gripe, isso prejudicou muito a efetividade do controle inicial da disseminação do vírus. 

O que eu faria para diminuir a situação terrível que provavelmente acontecera do Brasil ?
Dando sempre um passo a frente, o que já deveria ter feito, idosos proibidos de circular, se forem encontrado nas ruas, seriam punido com a perda do beneficio e os parentes e cuidadores ficariam preso em quarteis. Só assim os idosos respeitariam. Fechar tudo, aeroportos, exatamente tudo. Pararia o Brasil, antes que o próprio vírus feche tudo de forma cruel.  É quartel da rua proibindo que a população circule. Sem circulação de pessoas teriam menas pessoa a serem infectados, mas so vão fazer isso quando a situação já estiver fora de controle. É observar outros países na crise, sucesso e derrotas, e tirar lições de cada Países. Esta na hora de construir hospitais, mas o Brasil vai construir ? Pegar os estágios e fazer de locais para os infectados.  Cade aqui em Salvador reformar e reabrir o hospital espanhol.  Ficaram em boatos  ? ou é algo a ser feito. Resumindo o passado não volta mais, subestimaram este vírus, esta na hora de correr para que o Brasil não fique pior do que os outros países. Se for real esta medicação esta surgindo efeito,cade a disponibilidade para idosos e portadores de risco, não foi o que aconteceu, divulgaram e deixaram disponível e a população acabou com os estoque das farmácias. Este remédio não é vacina, é para evitar as consequências graves em pacientes idoses e com outras patologias. Quem sabe não ocorrera a fabricação em quantidade e deixaram a venda para todos com receita controlada, para que pessoas realmente doentes, tenham acesso.  Se não fechar tudo e já tratar dos inúmeros casos de pessoas infectadas,  o sistema de saúde não vai suportar e quando a população começar a presenciar parentes perdendo a vida quero ver quem vai falar de politica e defender quem que quer seja. Se os aeroportos permanecerem abertos, cabe a população não viajar, quero é ver um avião sem passageiros, decolar. Acordem, antes que seja tarde demais... Com certeza se não tomarem atitudes, daqui a um més ninguém de fora vai sonhar em querer vim para o Brasil.  
O que prejudicou ainda mais a população ? O egoismo.
Eu comprei muitos vidros de álcool gel, e todos os tipos de álcool de 70, papel umedecido com álcool 70 etc.  Mas mesmo tendo poder aquisitivo para comprar em quantidade, comprei o que daria para minha casa e minha família, não fiz estoque de forma egoísta. Observei pessoas fazendo estoque e fique me perguntando como em uma situação dessa não pensar no próximo.  O mesmo fiz em relação as mascaras, comprei dois tipos mas não acabando como estoque, deveria ter comprado um pouco mais, mas não me arrependo, não quero ter na minha consciência que  não deixei alguém desprotegido pelo meu egoismo. Afinal a verdadeira proteção é a que vem de Deus
Como se prevenir contra o coronavírus  ?
Com certeza a esta altura todos devem esta sabendo, lavar as mãos com frequência, usar álcool gel, ter talheres etc de uso pessoal individual, trocar roupa de cama todos os dias, arejar a casa, passar pano em toda a superfície na casa diariamente, não vou aprofundar no assunto de higienização  padrão pois é de conhecimento de todos nesta altura do acontecimento mundial. Quem nesta momento não sabe que tudo o que tocamos precisa ser limpo, como celulares, trico de portas etc. 
O que eu sei sobre o ar condicionado nesta situação ?
Eu perguntei a dois médicos próximos e ambos me disseram que na minha casa posso sim manter o ar ligado.  Fiquei meio pasma, porque vi na internet pessoas dizendo que o uso era ´desaconselhado. E quando questionei educadamente escutei que não procura-se nenhuma informação deste tipo em Google, que nem tudo era verdade.
Se busco informações pela internet sobre coronavírus ? 
Vejo sim, é impossível não ter a curiosidade de não ler, mas de forma alguma sem filtrar o que seja verdade ou não. O melhor mesmo é tirar as duvidas com pessoas próximas da área de saúde ou buscar artigos médicos. 
O que estou fazendo aqui em casa em relação ao coronavírus ?
Uma verdadeira maratona, eu dispensei as duas funcionarias, estava já ficando estressada demais, pessoas entrando e saindo, pegando ônibus como elas não deixa de ser um risco a mais, e na minha casa somos pessoas de alto risco, então o jeito é mesmo me virar sem elas rsrs.  Mas logico se precisar um delas vai vim e fazer uma faxina. O que espero é da conta. 
Minha rotina contra esse vírus ?
Começo pela cozinha, cafe da manhã do meu irmão e irma. Higienizar e limpar a cozinha. ´´É o tempo que minha filha acorda, tomamos cafe e ela faz o almoço. Volto pra cozinha  e deixo limpa. Descanso um pouco, e la vai a casa toda, depois merenda deles, jantar, quando acabo penso como faz falta uma funcionaria, penso em voltar atras, mas penso como esta doença é cruel e oro para da conta. Eu nunca gostei na vida de trabalho domestico, se tem uma coisa que nunca pensaria em ficar sem, era ficar sem funcionaria. 
Como esta sendo o terceiro dia de confinamento ?
O primeiro dia foi terrível, minha irmã nervosa, que para ela tomar banho, quase tive um infarto, foi tenso demais, meu irmão insuportável, minha filha ansiosa dizendo que não iria aguentar ficar em casa, etc. Para entrar no quarto do meu irmão tenho que me preparar toda, luva, mascara, roupa apropriada etc. Só me canso só em me arrumar, depois nesta noite tive forte dor no peito, tinha meses que minha pressão não aumentava tanto, foi um dia estressante, mas atividade física, pois fazer faxina é pior do que academia rsrs, agora tendo que higienizar tudo é pior ainda, pensei que quem iria me matar não era o coronavírus, mas o cansaço rsrs.  O segundo dia, que foi ontem só limpei meu quarto, cozinha, o banheiro da minha filha, o resto deixei pra hoje, acho que acordei de madrugada so em pensar em limpar  o resto da casa, pior ainda o quarto do meu irmão ele é acamado, faz tudo la, então é pesado e eu tenho problema de enjoou, então é limpando e vomitando. 
Como é a obrigatoriedade por prudencia de ficar em casa ?  
Terrível, ate colocar o lixo fora de torna agradável rsrs. Mas estamos procurando nos adaptar a nossa situação, eu não creio que com três meses esteja tudo resolvido no Brasil, eu oro é claro e tenho esperanças.  Mas não podemos ficar ansiosas para que o tempo passe mais rápido, ontem mesmo eu disse a minha filha, meu amor vamos aproveitar esse momento nosso, hoje vamos começar a assistir filmes, ler livros, aprender a cozinhar rsrs, pegar receitas pela Google, fazer meditação, cuidar da mente, pois para quem nunca ficou em casa, passar a ficar e ainda sem nenhum lazer externo não é algo fácil, e não podemos nós permitir ficarmos estressadas. 
O que mudou em relação a alimentação ?
Comemos muitas frutas, chia, linhaça, chás, receitas das vovós e tudo que aumente a imunidade. Ate isso é diferente, antes só era colocar uma lasanha pronta para fazer rsrs, agora tem que ser feito alimentos com ferro, proteínas etc. Aja trabalho rsrs. 
O que apreendemos ate agora com a esta experiencia ?
O valor da vida nós já sabíamos, valorizar a vida também, agora estamos apreendendo a fazer as coisas sem auxilio,tendo que lidar com trabalho domestico. O valor da liberdade acho que é a lição que estamos tirando da experiencia de não poder sair de casa.  Como é importante o direito de ir e vim que nós foi tirado por um causa justa preservação da vida e  da vida dos outros. 

O que nós ajuda e nos equilibra nessa pandemia ?

Saber que Deus nos ama. Oração diária é o alimento da alma, o remédio para todos os males sejam físicos ou emocionais. Vamos todos com fé seguindo em frente com muito amor no coração.  Vamos orar uns pelos outros. 

Desejo a todos de coração que passe por estes momentos sem pegar o vírus e tendo momentos felizes em família.  Enorme abraço a todos vocês. 

                 Resultado de imagem para uma mulher fazendo todas as tarefas da casa
Se eu creio que vou passar pelo coronavírus, creio que sim, mas se vou conseguir  sobreviver sendo  dona de casa, ai não sei te responder rsrs. 

17 comentários:

  1. Olá, bom dia:- Louvável e elogiável esta publicação. Deveria ser lida por milhares, para não dizer, todo o ser humano.

    Por mim, agradeço as explicações
    .
    Hoje, está um sol lindo. Saudações amigas
    .
    ^^^ Unidos pelo coração, separados pela razão ( Poetizando e Encantando Especial ) ^^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo
      Obrigada pelas palavras meu amigo, nem sei como esta o tempo, estou ate com preguiça de levantar e ver o que tenho que fazer rsrs. Um lindo domingo. Carinhoso abraço.

      Excluir
  2. Gostei de te ler e vamos que vamos tentar passar da melhor maneira possível por essa pandemia ! Saúde, alegria e força! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Chica
      Obrigada minha amiga pelo carinho, para vocês também saúde, alegria e proteção divina. Enorme abraço

      Excluir
  3. Bom dia de paz, querida amiga Mirtes!
    Seu passo a passo está em alta, assim está sendo a luta de todas nós.
    O confinamento em si, com janelas e varandas abertas, traz inúmeros benefícios nom momento atual.
    Entretanto, só Deus pode nos salvar de tudo o que estamos vivendo agora.
    Desejo que sua força espiritual esteja firme cada vez mais, amiga.
    Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus malvado.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Roselia
      É amiga a luta é nossa, a vitoria também depende de cada um de nós. Se houver união e amor uns aos outros sairemos dessa com fé em Deus. Com certeza Deus é o nosso pai amado. Confiar sempre e não se desesperar independente de como a situação posso ficar, lembrando sempre do poder de Deus. Obrigada amiga, lindo domingo e que Deus te proteja, proteja a todos nós. Enorme abraço.

      Excluir
  4. Tomando os cuidados necessários, protegendo-nos e aos nossos ficando em isolamento social contribuímos para a não propagação do vírus. Mas em tudo Deus disse: Vigiai e orai! Que se cuide de nós e de cá faremos a nossa parte
    Que Deus proteja a todos. Cuide-me minha amiga
    Fraterno e carinhoso abraço para você e todos de sua família

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida amiga Gracita,
    Obrigada pelo carinho conosco, que cada um se isole mesmo em casa, e cuide-se e cuide da sua família. Que Deus amiga esteja com você e todos os seus familiares. Enorme abraço.



    Lucas 2:10-14
    E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de… Lucas 2:10-14

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirtes ! Vírus está ai e cabe a nós a conscientização das devidas providencias. Postagem muito boa para nos iluminar um pouco mais sobre o assunto. Grande beijo. Deus abençoe a todos vocês .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Beto.
      Esta aqui sim, o mais preocupante neste momento é o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, mas em todos os estados deveriam já esta de isolamento social, mas aqui em Salvador ainda existe pessoas sem noção levando na brincadeira. Mas vida que segue orando por todos e fazendo a nossa parte. Que Deus te abençoei meu amigo e toda a sua família. Enorme abraço.

      Excluir
  7. Oi, Mirtes! Bom ver por aqui uma postagem tão completa, sobre o tema do momento!
    Por aqui, onde moro o Covid está chegando em força... a corporação de bombeiros daqui do sítio, está toda fechada no quartel, de quarentena, após terem transportado um doente que no hospital deu positivo.
    Os lares, um pouco por todo o lado começam a dar sinais de contagio, com os velhotes infectados. As pessoas ainda não interiorizaram o que é um vírus! A partir do momento que vamos à rua, trazemo-lo agarrado a nós, em tudo... no cabelo, nas roupas, nos acessórios, nos gadjets que largamos por todo o lado... os funcionários do lares, vêm nos transportes... privados ou colectivos, e começam trabalhando assim que chegam cuidando dos velhotes... errado!!!! Assim que chegamos da rua, temos que ir logo tomar banho e mudar de roupa!!! as coisas que trazemos da rua, não devem ir logo para a cozinha, fresquinhas do supermercado... têm de ficar num canto da casa, dois ou 3 dias, as que não carecem de frigorífico...e se não houver uma solução com álcool para as desinfectar...
    Assim... por aqui proibiu-se as visitas aos lares... mas agora são os próprios funcionários dos lares que sem preparação e conhecimento, estão a contaminar os velhotes! Eu desde Janeiro, quando tive a minha gripe, e já se falava desta gripe brava, passei mais de um mês a ver relatos da China... e agora estou a pôr tudo em prática, o que para eles resultou! Mesmo que ninguém me dê ouvidos... eu sei que estou fazendo o correcto, e o melhor que posso. O vírus circula no ar, sim, pois foi através dos ares condicionados, que os paquetes de luxo em quarentena, parados, foram infectando grande número dos passageiros que ficaram dias e dias, fechados nas cabines dos barcos. E em dias de vento, eu por aqui, não ponho um pé na rua, onde haja gente por perto. E por aqui em casa, arrumei tapetes, e não há aspirador funcionando, levantando o ar poisado no chão, que poderá ter algo que não vejo. Tudo lavado com esfregona, e muito detergente... e evitando ao máximo até vassoura, nesta fase... talvez seja por isso, que tanta gente aposta no papel higiénico... para apanhar coisa do chão... sem varrer...
    Que Deus abençoe mesmo o vosso país... pois tem um completo irresponsável e inconsciente, como seu representante máximo... lançando o povo no maior desnorteamento, e desconhecimento, a lidar com a doença! Abençoados todos os governadores daí, que estão fechando São Paulo, o Rio, bem como o nordeste brasileiro, e que sem dar ouvidos a idiotice, estão fazendo o que devem... parar tudo, o quanto antes, para minimizar o número de vitimas mortais! Em Itália, também começaram a desvalorizar o problema... agora morrem mil pessoas por dia... e ainda sempre a aumentar diariamente, o número de vitimas...
    Beijinhos, e cuidem-se bem!!! Prevenção a mais... pelo menos jamais será fonte de arrependimento, pois para muitos, este vírus não dará segundas oportunidades, infelizmente!...
    Tudo de bom, por aí!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana.
      Nesta fase temos que ter equilíbrio. Um mente em paz, com altas vibrações positivas, muito amor envolvido, lazer em casa, e pegar esse momento e fazer algo produtivo. Tem coisa mais importante nesse momento que estarmos em oração com fé, acreditando que só Deus pode permitir que algo nós aconteça ou a nossa família. Não se importe se alguém não lhe de ouvidos, continue fazendo o que acha certo. Eu soube por fontes que eu confio plenamente que o vírus só permanece no ar por no máximo três horas. Se o vírus já estiver no ar, o risco é alto, pois é uma doença respiratória, tem alto contagio, se você estiver em um ambiente com um infectado esta sujeita a pegar a infecção, com o ar condicionado ligado ou não. É por isso que vou manter meu ar condicionado ligado, pois se alguém entrar aqui com o vírus é um perigo. ele não gruda no ar condicionado, mas com certeza o ar condicionado também tem que ser limpo como qualquer metal ou plastico, papel etc. A China com todo respeito não me é referencia em nada que eles digam que pode ajudar a evitar o vírus. Foi um medico Chines que denunciou a situação e apareceu morto no dia seguinte, talvez quem sabe ja estava infectado. O que para a China resultou foi o fechamento de tudo. Se a China,ou melhor os governantes de la, estivesse avisado no começo a situação não estaria de forma alguma a este ponto. Não culpo pela pandemia, mas são responsáveis pela irresponsabilidade de esconder algo assim que matou e esta mantando muita gente. Mas Deus sabe de todas as coisas quem só eu para julgar quem que seja,cada um terá a sua colheita no dia certo e na hora certa. Estou tendo o máximo cuidado com o meu emocional, para saber lidar com a situação com responsabilidade, mas sem prejudicar minha saúde física e nem mental. Boa sorte para vocês todos, ore amiga, pois independente dos governante, quem term a nossa vida é Deus. Enorme abraço.

      Excluir
  8. Boa tarde Mirtes,
    Adorei seu post muito completo, mas não podemos entrar em pânico, senão ficamos doidos!
    Aqui estamos em estado de emergência, mas o governo diz que podemos sair só para ir aos supermercados, padarias e farmácias, respeitando as distâncias recomendadas: 2 metros. De resto está tudo encerrado.
    Segundo um médico que ouvi na TV fazer caminhada em sitio sem população para apanhar ar, junto ao mar, por exemplo, também não tem mal.
    Mas vamos fazer o nosso melhor para que este maldito vírus desapareça.
    Beijinhos e fique bem, assim como sua filha e outros familiares.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida amiga Ailime.
      Concordo plenamente com você cuidados sem panico, nem exagero, se não enlouquecemos ou morremos de outras causas rsrs. Mesmo com 2 metro o melhor seria se possível o uso do álcool gel constante. Obrigada pelo carinho, em oração por todos vocês, com fé em Deus vamos sair todos vivos dessa. Enorme abraço.

      Excluir
  9. Muito completo este seu post. Toda a informação é necessária e todo o cuidado é pouco. Sem medos, temos que nos proteger, por nós e pelos que nos cercam…
    Uma boa semana Mirtes, com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde querida Graça
    É amiga se exageramos nós sairemos perdendo, porque precisamos de muita paz e força para enfrentar tudo o que pode vim pela frente. Com fé em Deus e cuidados diários vamos seguir em frente com esperança de dias melhores. Beijos.

    ResponderExcluir