segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O QUE FAÇO QUANDO SINTO DOR NO PEITO- MEU FINAL DE SEMANA LIVRE DOS SINTOMAS DO FEOCROMOCITOMA

                   Resultado de imagem para OBRIGADA MEU DEUS POR TUDO
Boa noite meus amigos. Quero muito agradecer a Deus por todas as vitorias que o senhor está me permitindo ter. Obrigada senhor, obrigada por tudo.  Na quinta- feira eu passei mas uma vez por algo preocupante. Eu já tinha amanhecido me sentindo cansada, repousei o dia todo e mesmo assim o cansaço se mantinha. A noite eu tive uma crise hipertensiva, com dor do peito que por pouco não me fez ir ao hospital. Mas graças a Deus eu conseguir controlar em casa. Faço eu propria uma avaliação da necessidade de não esperar mas tempo e ir ser avaliada por um medico. Ou aguardar um pouco. Afinal todos nós sabemos da importância ao sentir dor no peito buscar ajuda profissional, para caso ser infarto, as chances serem maiores. Mas ao esperar, faço o seguinte, eu estou dizendo o que eu faço, não de forma alguma orientando ninguém a fazer como eu faço, pelo contrario acho que ao sentir dor no peito deve sim buscar avaliação medica.
O que eu faco diante de uma dor no peito.

01- Anoto o horário que começou.
02 - O que estava fazendo quando a dor começou.
03- Verifico a minha pressão arterial.
04- Se não consigo ficar recostada, deito mas com a cabeça mas alta que o corpo.
05- Não durmo de jeito algum ate a dor passar.
06- Observo a minha dor, vejo o nível de dor, e observo se esta melhorando ou piorando.
07- Vejo se a dor está irradiando e para onde. A minha dor costuma vim junto com dor no maxilar, nuca e as vezes irradiando para as costas.
08- As vezes não sinto nem dor, mas um peso em cima de mim, como mal está.
09- Mastigo dois ass de 100.
10- Tento baixar a pressão arterial.
11- Tomo anticoagulante ( Clexane se o horário da ultima dose permitir)
12- Tomo monocordil ( Queria muito que tivesse outro medicação para substitui, pois essa medicação me causa muita dor de cabeça.
13- Anoto o ultimo horário da minha alimentação.
14- A dor e sua melhora ou piora é para mim um alerta da gravidade.
15- Não vou a cada dor no peito ao hospital, no meu caso, eu tento avaliar os riscos e coloco na balança o beneficio ou não de recorrer ao hospital.  Mas logico que digo sempre ao sentirem dor no peito, principalmente pela primeira vez recorram ao hospital.

-- Nem toda dor no peito é cardíaca, mas toda dor no peito merece ser investigada. A melhor  forma de evitar o pior, é a prevenção. Ao sentir dor no peito, deixe o medico descartar ou não uma doença cardiovascular. Se mesmo o próprio medico te liberar dizendo que não é nada e a dor persistir, retorne ao hospital. Eu perdi meus pais por infarto. Levei minha mãe ao medico dela e ele disse que era estresse, aconselhou uma viajem. Seguir o seu conselho, marque uma viajem para minha mãe no dia segui-te, ela infartou nos meus braços, dentro do carro no ferry boat. Ela dentro do carro me disse filha acho que a batata me fez mal, olhei para o rosto dela e percebi tarde demais que era infarto. Dei socorro, ela chegou com vida ao hospital, fez cirurgias e na ultima veio a falecer. Caso como o da minha mãe acontece com mas frequência que deveria acontecer, muitos médicos não tem o devido cuidado que deveriam ter ao pegar um paciente com dor no peito. Durante muito tempo eu me perguntei o porque não seguir a minha intuição, cheguei a sugerir a minha mãe no dia anterior a ir no ponto socorro, mas a confiança de minha mãe ao profissional dela era demais. E infelizmente ele falhou. Era um bom medico, mas como todos os seus humanos infelizmente nesse dia ele não deu a devida importância a dor que minha mãe estava sentindo. Já como meu Pai o socorro foi imediato, mas ele veio a falecer um tempo depois do ocorrido. Podemos dizer que foi isso, aquilo, mas a verdade é que é Deus que determina a nossa partida. Mas devemos zelar e cuidar com carinho da nossa saúde. E Deus deixou os médicos para nós cuidar e que cada um de nós siga as orientações medicas com responsabilidade, zelando pelo nosso bem maior a nossa saúde.


Passei um final de semana sem sintomas e foi um final de semana feliz. Não vou subestimar o feocromocitoma,  nem posso esquecer que tenho essa doença, mas posso e vivo plenamente a vida.

                         
     
                              
                                      Tivemos uma praia maravilhosa.
                            
                                  Lazer com Santy e a amada Lila.

                            
                            Meu irmão que fez o almoço, cozinha melhor que eu.

                             
                                  Praia com minha irmã Marcia e meu irmão.
                            
    Almoço familiar, mas sem escutar sobre a vida dos outros. Tudo de bom.

E assim meus amigos vou cumprindo as minhas metas para esse mês, sendo feliz e fazendo quem amo felizes.  O que sentir falta durante esse final de semana foi ver meus amorezinhos, mas eles estão bem e felizes. E vamos que vamos vivendo e amando e contribuindo para a felicidade de quem amamos. Uma linda semana a todos vocês.

                   Imagem relacionada

                                                         

22 comentários:

  1. Oi Mirtes! Passando para deixar um grande abraço. Você merece tudo de bom querida guerreira .Ótima semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Beto
    Obrigada meu amigo pelo carinho. Uma linda semana. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a sua frase vive plenamente e acho bem viva em vez de sobreviver ,pois apesar das adversidades está viva e merece ser feliz hoje e sempre junto de todos que tanto ama ,muitos beijinhos no seu lindo coração ,felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emanuel.
      Uma linda semana. Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos.

      Excluir
  4. Sim, querida Mirtes, temos de seguir um pouquinho nossa intuição, com meu pai e minha mãe, bem antes de falecerem vi que eu tinha razão... mas eles descartam nossa opinião, filhos não tem muita força nesse quesito, médico tem total, né?! Só que somos nós que passamos quase todos os dias com eles e vemos vários sintomas e reações, coisa que os médicos, nem todos, veem. Acho que teriam de nos escutar mais um pouquinho.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Taís.
      Faz parte da vida. Estava terminando o curso de enfermagem. No dia anterior tinha sido abordado juntamente primeiro socorros. Mas nessa época eu estava com problema pessoal e quando fiquei frente e frente com minha mãe foi que percebi com certeza que era infarto. Coisa da vida. Mas eu fiz o meu tudo. Mas a vontade de Deus foi a sua partida. Obrigada pelo carinho. Uma linda semana. Grande abraço.

      Excluir
  5. Olá Mirtes, relatos importantes estes de sua vida e creio que sim podemos seguir nossas intuições e ler cada vez mais destes sintomas e primeiros procedimentos como você bem o faz. Os casos se sucedem como temos visto nos noticiários locais, mesmo com nossa crença religiosa de que ninguém vai fora de hora, é preciso sim os cuidados e atendimentos médicos sistematicamente com os exames preventivos. Mas o que vale é este belo fim de semana com Sol maravilhoso na cidade e a família em reunião em plena harmonia,o que nos dá um reforço para levar estes dias. Belas imagens amiga e que possa ter uma semana leve e alegre sem manifestação do FEO para sua paz.
    Abraços de paz e muita luz nos seus dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Toninho.
      Meu querido amigo obrigada pelo carinho e atenção. Viu que lindo sol esse final de semana? Deu gosto ir a praia. Uma feliz semana. Beijos.

      Excluir
  6. Fiquei triste pelo ocorrido com a sua mãe. Faz tempo que isso aconteceu?

    Mas que bom que você está tentando viver a vida plenamente e que não teve nenhum sintoma no fim de semana. Beijinhos e que sua semana continue maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erika.
      Faz sim amiga. Muitos anos,muita saudades. Obrigada. Uma feliz semana. Grande abraço.

      Excluir
  7. Infelizmente é assim amiga Mirtes quando a dor aparece,principalmente no peito temos que correr ao Pronto Socorro.
    Sinto pelo acontecido a sua mãe.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carmen.
      É sim amiga, principalmente as pessoas que tenham fatores de riscos,ou estejam sentindo a dor no peito pela primeira vez. No caso de idosos o cuidado tem que ser redobrado. Uma linda semana. Beijos.

      Excluir
  8. Oi Mirtes! Passando para deixar um abraço carinhoso e um super beijo. obrigado por sempre ser gentil, bem em meio aos problemas. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite querido Beto.
    Os problemas faz parte da existência. E ser gentil e sincera é uma das minhas qualidades rsrs. Brincadeira meu amigo. Não precisa agradecer. Você é um poeta que muito admito. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fico alegre em ver a sua melhora, o seu passeio na praia e a família reunida animadamente...
    Obrigada, querida, pela visita por lá... Foi bom vê -la no meu cantinho...
    Beijão e boa quinta-feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anete
      Obrigada pelo carinho. Um lindo dia. Abraços.

      Excluir
  11. Boa tarde querida Mirtes,
    Graças a Deus que consegue controlar e vigiar seus sintomas com a calma que lhe é possível! É uma constante lutadora.
    Que bom que melhorou e pode desfrutar de momentos agradáveis.
    Que assim continue e que o FEO fique bem longe.
    Beijinhos com o meu carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Ailime
      É amiga com os anos vou tendo mas experiência e buscando agir com calma e prudência. Um lindo final de semana. Abraços.

      Excluir
  12. Olá Mirtes, um bom fim de semana para vocês.
    Que o Sol brilhe lindo como tem sido e que livre de dores possam curtir mais um belo fim de semana com as coisas que gostam de fazer.
    Deus cuide com carinho de voce e tudo ficará lindo. Vamos crer amiga.
    Meu terno abraço de paz e luz.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu querido amigo Toninho. Obrigada. Esse final de semana creio que vamos passar em casa. Pois nossa Lila tem uns dias indisposta. Faz tudo normal. Mas diminuiu o apetite e não vamos nos mesmas a cuidar dela. A não ser que eu convença a minha irmã a sairmos com Lila. Se não vou aproveitar para descansar, Me organizar e ler alguns livros. Sendo tudo na paz,com todos nós bem de saúde. Será ótimo. Um lindo fds meu amigo. Grande abraço.

      Excluir
    2. Quis dizer convença a minha filha a saímos com Lila e minha irmã que também teve um mal está na quinta feira. Beijos.

      Excluir
  13. Que bom constatar que por aí, tudo está numa fase mais calma, e com menos sobressalto...
    Adorei ver as fotos de vocês... mas Mirtes, assim que der... não descure aquele seu dente bem problemático... pelo menos esse! O tratamento a outros, que seja necessário, poderá fazer aos poucos, certamente...
    E gostei imenso de me aperceber, da forma conscienciosa, como você lida com seus sintomas, sem os desvalorizar, mas lidando com eles, dentro da sua experiência e possibilidades... e controlando-os da melhor forma possível...
    Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir