quinta-feira, 9 de abril de 2015

DOR CAUSADA PELO TUMOR FEOCROMOCITOMA TEM O SEU CONTROLE AINDA UM DESAFIO.



A dor é um sintoma muito freqüentemente para os pacientes portadores de Feocromocitoma, a lista dos sintomas é imensa, apesar de muitos médicos só saberem dos sintomas clássicos que são cefaleia, sudorese , taquicardia e hipertensão. Seu adequado controle ainda é  um desafio. Ela é desumanizante, acarreta grande desgaste físico e mental levando o paciente muitas vezes a grande sofrimento. No entanto, com os conhecimentos atuais sobre analgesia e os mecanismos da dor provocada pelo feo, é possível obter-se o seu alívio. A desinformação dos profissionais de saúde a respeito do controle da dor, do uso de analgésicos potentes causa inadequada ou inexistente alivio da dor do paciente com feo,  essa é uma das razões pelas quais muitos pacientes não experimentam o alívio da dor.  Só a pessoa que sente  a dor pode avaliá-la a sua intensidade. A resistência maior ou menor à dor não deve ser tida como bem ou mal, bravura ou covardia, e sim como a resposta própria daquele indivíduo, não é porque existe paciente que tem mais tolerância, suporta melhor a dor que seja humano deixar-la com dor. Ainda relativamente à abordagem da dor, os médicos devem ter em mente que os pacientes têm direito a ter sua dor aliviada; a dor não aliviada acarreta sofrimento inútil para o doente, familiares e todos os envolvidos, Todos os médicos deveriam da aos pacientes a possibilidade de sentirem o menor grau de dor possível,  classificando a dor do paciente e usando medicação conforte a sua avaliação.  No meu caso especifico tudo fica mais dificil devido ser alérgica a morfina e muitas outras medicaçoes.  Enfim para ser sincera ainda é um sonho meu distante que mesmo em crise possa não sentir dor intensa da intensidade que eu sinto.  Dor é uma experiência única e pessoal. Toda dor é algo bem dificil de aceitar, muitas vezes sou capaz  apenas de suporta-la.Eu tenho um excelente acompanhamento cardiológico Dr, Emerson Porto, sou acompanhada em um hospital muito bom Fundação Baiana de Cardiologia, onde a maioria dos médicos, serviço de enfermagem são competentes e atenciosos, tenho acesso a Dr, Durval Kachette um dos melhores médicos de dor do Brasil, o problema de não ter um bom resultado satisfatório referente a manter dor intensa é devido exclusivamente porque sou alérgica a muitas analgesias, o que dificulta muito a ter a minha dor aliviada satisfatoriamente, no texto acima falei de modo geral que é uma patologia de muito dificil manter um paciente em crise do feo sem dor, porque o feocromocitoma secreta diariamente  adrenalina o que causa os sintomas mas intensos, como me disse um medico o remédio analgésico é como a água e  o feo como o fogo, toda fez que o feo jogar fogo e necessário mais água e por isso a analgesia tem que ser continua e eficiente, para assim manter uma melhor analgesia.


             


Não há linguagem para descrever como eu estou me sentindo. De repente surgiu uma dor na lombar e pélvica,  isso ocorreu a dois dias, essa dor variou muito de intensidade de forte intensidade a moderada, passei o fazer analgesia de horário [ tramal] Pode ser crise?  fiquei me perguntando, ontem durante a tarde sentir também dor no peito e crise hipertensiva, mas mesmo assim estava confiante que era só mesmo mais um pequeno desafio, mas a noite me fez  perceber da pior maneira que o desafio era bem maior do que poderia imaginar, sentir uma dor de cabeça fortíssima, vomitei tanto que parecia que o próprio vomito era acido de tanto que desceu queimando, confesso tendo dias dormindo mal por causa das dores que vinha sentindo, mas essa noite fiquei em claro a noite toda, sentir muita dor, por um momento pensei chega vou para o hospital, mas ao olhar para a minha filha dormindo e imaginando como ela ficaria e  a minha irmã que também teve insonia [ a dela devido a ontem ter acabado a medicação controlada que ela usa, acabou o remédio dela porque eu não tive condições de sair para providenciar a receita medica] foi o que me fez suportar uma noite tão horrenda, precisa providenciar a medicação dela. Hoje eu peço a Deus condições de conseguir a receita dela, enfim mais um dia, que rogo a Deus  realizar tudo o que é necessário. Peço a Deus forca para mais uma fez superar mais esse período dificil. Mesmo em dor eu digo eu te amo Jesus , te seguir foi a melhor coisa que fiz na minha vida.  
                
                                                     
                        

                    
                                                        Meus amigos.
Quanto ao resultado da enquete na postagem anterior, quem foi mais votado foi o → Azul - Você voltaria ao passado, em algum lugar em sua infância, podendo permanecer no mesmo por apenas uma hora e o segundo lugar o   → Laranja. - Escolheria volta ao passado e concertar algum erro, ou aproveitar uma hora com alguém que já não faz mais parte do seu presente. Hoje eu peço a vocês ore por mim, não uma oração grande, apenas peço que por aqui passar um Pai Nosso direcionado a cura desses sintomas é claro se essa for a vontade do senhor Jesus. Essa madrugada passei com Jesus, sozinha na madrugada, sentindo uma dor alucinante, levantei peguei o celular e fiquei ouvindo louvor, falando com o senhor, não meus amigos não estou delirando, mas as vezes na vida só temos uma opção aceitar os desígnios de Deus e perdi misericórdia. Obrigada a todos, um lindo dia para vocês. Um dos louvor que escutei  ontem durante uma demorada madrugada.  

22 comentários:

  1. Cheguei para lhe desejar UM BOM DIA, MIRTES!
    Melhoras e melhoras... Torcendo por você com carinho e orações!!!

    ResponderExcluir
  2. Mirtes, obrigada pela visita em meu cantinho.
    Li seu relato e fiquei muito sensibilizada. O sofrimento me comove. Todo domingo pela manhã faço minhas preces por todos os amigo. A partir deste domingo estarei te adicionando nelas.
    Rogo a Deus que vc tenha forças para vencer este momento difícil e q vc encontre um profissional de saúde mais humano, q possa compreender seu sofrimento. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.
      Seja bem vinda.
      Ontem entrei no seu blog para saber um pouco mais de espiritismo, gostei e voltarei mais vezes. Obrigada, os profissionais de saúde que me acompanha são humanos e competentes, talvez tenha me expressado erradamente, no meu caso a minha dor é de dificil controle devido ser secundário ao feo e devido as minhas alergias a muitas medicaçoes. Abraços.

      Excluir
  3. Oi minha linda amiga Mirtes,sinto por estar sofrendo,que Deus ilumine seu caminho e estenda suas mãos sobre sua cabeça,para que amenize esse quadro.
    bjs com muita luz e orações para você.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carmem pelo carinho, muito bom contar com a sua amizade.
      Beijos.

      Excluir
  4. oi Mi

    Estarei orando minha amiga.

    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  5. Desconhecia esse Feo, que pelos vistos, e tão sentido por ti, é feio mesmo.
    Desejo que o teu sofrimento passe, ou que pelo menos, amenize bastante, porque ficar sem dormir devido a dores insuportáveis deve ser horrível.
    Dias melhores, Mirtes. Pensando em ti, já que acredito nas boas vibrações.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laura.
      É horrível mesmo parece que a noite sempre é pior.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi querida amiga!
    Forças! Você vai vencer mais esta! Espere em Deus sempre.
    Um beijão com carinho!
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariangela.
      Amiga sempre bom ler as suas palavras.
      Beijos.

      Excluir
  7. Sempre estarei aqui para vc conversar quando quiser comigo querida Mirtes. Mas lembre-se nós somos guerreiras e Deus está conosco. Sua tarde será maravilhosa.Bjoooooooooooossssssssssssss.

    ResponderExcluir
  8. Ah, sei que você não mora em São Paulo, mas mesmo assim há muitas pessoas vindo se tratar por aqui e de todos os lugares do país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivone.
      Ao tentar responder ao seu comentário acima, terminei me distraído e apague sem intensão , por isso vou responder aqui, obrigada pela sugestão, mas amiga não adianta eu tentar ir a São Paulo por causa de dor secundário ao feo, pois tenho um acompanhamento excelente e bons hospitais particulares. Sou alérgica a morfina o que torna tudo mais dificil, fora que Feo é uma patologia que realmente é dificil manter uma paciente em crise sem dor, passei uma crise ai em São Paulo do INCOR fiquei com dor a crise toda, mas valeu a pena porque descobriram os tumores pelo exame Pet Scan, foi também consultada com um cirurgião no Hospital Albert Einsten também muito competente. Obrigada pela sugestão, o meu plano de saúde é Exercito ate o momento não tenho nada para me queixar, ele autorizou todos os tipos de exames solicitados e tratamentos, ainda posso usar todos os hospitais particulares caso seja necessário, logico descontando no meu contra-chegue, mas graças a Deus isso ate o momento não é problema. Abraços.

      Excluir
    2. Tudo bem amiga Mirtes, entendi e fico feliz que tens bons hospitais para recorrer!
      Só sugeri mesmo porque fiquei pensando sobre seu problema, dores, ah, ninguém merece mesmo né linda amiga!Mas fica então mais energias boas por aqui as que eu lhe mando com todo o meu desejo de te ver bem!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
    3. Boa noite Mirtes, desejo que a esta hora já tenha tido algum controle sobre o Feo.
      Essas dores e tudo isso relacionado com essa doença deve ser bem dificil de suportar.
      A Mirtes com tanto sofrimento é um ser humano maravilhoso que nos transmite muita força pela forma tão positiva como encara todas essas alterações.
      Desejo que Deus continue a abençoá-la.
      Beijinhos e uma noite tranquila.
      (Já fiz minha oração).
      Ailime

      Excluir
    4. Minha linda amiga Ivone.
      Eu entendi a sua nobre sugestão, é de pessoa como você que o mundo está precisando, pessoa amiga, que da opção de ajuda, indicando o hospital , profissional que tem confiança, eu faço a mesma coisa por aqui quando alguém sente dor ou algo cardiológico digo logo a opção que acho viável, com certeza ninguém merece sentir dor, recebo a suas ótimas energias com maior gratidão, obrigadão por tudo. Uma linda sexta-feira.
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Querida amiga Ailime.
    Agora com menas dor, também entupida de analgésico e medicação anti-hipertensiva. Obrigada amiga pelas palavras e carinho. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Mirtes!
    Saudades amiga.
    Então... estava lendo seu relato, dor é algo desagradável, e que pena que ainda existe ainda falta de informação adequada que chegue até os profissionais de saúde.
    Torço para que você fique bem, viu?
    Uma boa e abençoada noite de sono para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Estael
    Obrigada amiga, dor realmente é algo bem desagradável. Um feliz final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir