quinta-feira, 18 de julho de 2019

ALTA MEDICA- AGRADECIMENTO DR. EMERSON E TODA EQUIPE DA FUNDAÇÃO- FEOCROMOCITOMA.

 

Boa noite meus amigos e visitantes. Quero iniciar agradecendo a todos vocês por orar por mim e pela minha filha. Venho sentindo piora do desconforto no peito há algum tempo, a dor passou a vim com mais frequência depois da suspensão do Sustrate, antes deste usava Monocordil e em uso raramente sentia essa dor assim, mas depois precisou ser retirado por orientação do neurologista devido ao afilamento nos vasos do cérebro. Depois de um tempo foi substituído pelo Isordil caso necessário ( nas dores no peito ) Nos últimos dias a no peito passou a me limitar a fazer o que me dá prazer, como andar com Lila, e outras coisas prazerosas, afinal fora de crise sempre tive uma vida normal. Me incomodou a tão ponto que mesmo em crise do feocromocitoma me submeti a realizar exames para descobrir do que se tratava essa dor.  Realizei um eco e uma cintilografia, ambos normais.  O eco ao ser realizado o medico mexeu com o estomago, cheguei ate a pedi para ele não forçar muito, o resultado foi o abdome distendido, hipertensão e dor. Enfim, com os resultados dos exames cardiológicos normais, provavelmente a dor no peito é secundário ao feocromocitoma. Se não realizasse ou melhor repetisse os exames cardiológicos sempre ficaria na duvida se era ou não algo no meu coração. Foi um alivio saber que meu coração esta firme e forte igual a dona dele rsrs. Mas falando serio, ainda não me sinto igual a antes. Estou pensando seriamente em voltar a tomar  como antes o sustrate ou ate o isordil. Tive alta ainda apresentando dor de cabeça, mas com a pressão arterial mais controlada. Hoje passei um dia razoável, mas com paciência e confiança em Deus como sempre tive. E assim vamos adiante vivendo dia a dia.
Resultado de imagem para gratidão


                             
                         
Mas uma vez o meu medico Dr. Emerson Porto me deu total assistência. Eu tenho um medico comprometido a profissão é isso é algo raro hoje em dia, e aos longos dos anos foi se tornando algo significativo para o controle das crises do feocromocitoma, pelo sua extrema competência e lado humano. Nós confiamos plenamente na conduta profissional dele. Talvez não existam palavras suficientes que nós permita agradecer com o devido merecimento o cuidado, zelo e atenção que venho recebendo dele e a forma que ele trata a todos os seus pacientes mostra um lado humano admirável.
Quanto ao atendimento de modo geral foi satisfatório. A parte da enfermagem foi perfeita, perdi o acesso e como sempre houve dificuldade de pegar outro e tiveram paciência e dedicação. O carinho que a enfermagem tem com minha filha é algo que olho para o alto e agradeço a Deus por ter a possibilidade de ser tratada na fundação. Com todo carinho e de coração eu agradeço a todos que contribuiu para tornar mais um internamento menos sofrido. Afinal, não existe internação para mim sem sofrimento, devido as dores, dificuldade de acesso e expor minha filha a ambiente hospitalar e vê-la presenciar meu sofrimento é algo dificil.  Por mais que seja bem tratada eu não gosto de hospital, alias quem gosta ? Santy se sentiu mal, mas pela forma que foi tratada, ajudou muito a ela, e ela poder ficar ao meu lado, foi crucial para tornar essa internação menos prejudicial a ela e aliviou meu coração de mãe, saber que foi menos doloroso para ela.       

       
                          Resultado de imagem para feocromocitoma

Feocromocitoma é um tumor. É composto de células especiais da glândula adrenal. Essas células secretam hormônios como epinefrina e norepinefrina. Esses hormônios ajudam a regular o batimento cardíaco e a pressão sanguínea. As células podem secretar quantidades excessivas de hormônios. Isto tem como conseqüência períodos de: Pressão arterial muito alta. Pulsação acelerada ou palpitações Sudorese excessiva. Dores de cabeça severas. Dores abdominais etc, tabela de sintomas abaixo. A maioria desses tumores é benigna (não cancerosa). Aproximadamente 10% os tumores são malignos (cancerosos). A maioria dos tumores cresce nas glândulas supra-renais. As glândulas estão nos rins. Aproximadamente 10% a 20% dos tumores ocorrem em outras partes do corpo. A causa ainda é desconhecida. Os cientistas suspeitam de um relacionamento genético. Fatores de Risco associados ao feocromocitoma incluem: História familiar de feocromocitoma, tumores em outras glândulas do corpo ou outros distúrbios hormonais. Doenças genéticas, incluindo: Doença de Von Hippel-Lindau Neoplasia endócrina múltipla tipo 2 Neurofibromatose tipo 1 Síndromes paraganglioma.  Os sintomas podem ocorrer muitas vezes durante o dia. Eles também podem ocorrer tão raramente quanto uma vez a cada vários meses. Ou em crises, tendo períodos assintomáticos.  Pode ser estimulado por pressão no tumor (durante uma massagem, palpação abdominal etc ), medicamentos (como anestesia antidepressivos etc ) ou emoções, esforço físicos intensos, ou ate sem motivo aparente.
O diagnóstico de feocromocitoma pode incluir os seguintes testes: Teste de urina de 24 horas de catecolaminas, incluindo epinefrina e norepinefrina e seus subprodutos (metanefrinas) Exame de sangue plasmáticos, medir catecolaminas e metanefrina. Tomografia computadorizada- Ressonância magnética (MRI). E na minha opinião pessoal, os exames mais eficiente para detectar os tumores-  São MIBG.  PET SCAN DO CORPO INTEIRO.  
 Tratamento- A remoção do tumor. Mas há raros casos como o meu caso onde há mais de um sitio e em lugares de dificil acesso, onde a conduta é conservatória.
Medicamentos- Antes da cirurgia, a pressão alta deve ser controlada. Em casos onde a cirurgia não é possível trata-se os sintomas e faz uso crônicos de medicamentos anti-hipertensivos, o mais importante são beta e alta bloqueadores, mas usados juntos, nunca pode usar o bloqueador sem o alfa. Pois pode provocar uma crise adrenérgica grave.  


                                       Tabelas de sintomas do feocromocitoma.  

                          Resultado de imagem para tabela de sintomas do feocromocitoma

                          Imagem relacionada
             Resultado de imagem para tabela de sintomas do feocromocitoma

                            Resultado de imagem para sintomas do feocromocitoma


                            

Meus sintomas atuais nas crises do feocromocitomas - Pico hipertensivos, agora sintomáticos - Dores de cabeça de forte intensidade. Batimento cardíaco acelerado ( taquicardia ) Mudanças na visão (visão turva) Náusea, vômito, constipação, palpitações, Dor no peito, Dor no tórax, as vezes dor epigástrica, Calor, perda de apetite, insônia, queimação no peito, fraqueza extrema, dor no pescoço, maxilar e ombro. Em crises intensas, ansiedade, tontura, desmaios.
                              Obrigada Senhor, por tudo!  Obrigada descasca minha vida e cabelos marido maravilhoso e, descasca minha saúde.  #feocromocitoma # fe #jesuscristo #kardecismo # saúde #doencasraras

10 comentários:

  1. Passando pra dizer que fico feliz por mais essa etapa passada e vencida e agora já de alta! Que bom! Fiquem bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida Chica.
    Obrigada pelo carinho amiga. Desejo a vocês uma maravilhosa ferias de inverno, que seja repleta de momentos maravilhosos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que teve alta, Mirtes! Estar em casa é bom demais, não é mesmo?!
    Desejo que o seu fim de semana seja em paz e com a saúde bem controlada. Também, que toda família passe otimamente!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Anete.
      Como é rsrs. É um alívio está em casa. Esse final de semana vou provavelmente ficar com meus amorezinhos. Pretendo passar um final de semana em casa junto da minha filha que mais amo é claro rsrs e de quem também amo muito. Peço a Deus para que minha saúde permita aproveitar esse momento sem dores. Obrigada pelo carinho. Um feliz fds. Abraços.

      Excluir
  4. Boa noite de harmonia, querida amiga Mirtes!
    Gracas a Deus foi liberada!
    Melhoras sempre, querida!
    Tenha um abencoado fim de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Roselia.
      Obrigada amiga. Para você também um feliz e abençoado final de semana. Enorme abraço.

      Excluir
  5. Gosto de saber que teve alta e que tem um médico assistente que sabe lidar com o seu caso. Que tudo continue a correr pelo melhor. Muita saúde, Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite querida Graça
    É amiga um alivio esta em casa, e quanto ao meu medico um alivio ainda maior ter um medico de confiança. Obrigada pelo carinho. Uma abençoada semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que bom, verificar que em mais um momento de maior aflição, pôde contar com a equipa médica, que melhor preparada está para lidar com o seu caso tão específico, Mirtes!
    Sabê-los por perto, em altura assim, já será bem mais reconfortante! E felizmente, têm sensibilidade suficiente, também para poupar Santy, a algumas aflições, visto presenciar seus internamentos, quando se torna necessário...
    E não há nenhum tratamento hormonal que indiquem que se possa fazer... como é o caso de doenças de tiróide por exemplo... que também geram um desequilíbrio hormonal!
    Pelo que me apercebi, a Mirtes toma uma série de medicação para os sintomas que o feo provoca... mas não toma nada para a origem da doença, que é esse tal desequilíbrio hormonal, que a mesma provoca? Já andava há um tempão, para lhe perguntar isto, e por uma razão ou outra, tem-me passado!...
    Um beijinho grande! Estimando a continuação das suas melhoras!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Ana.
      Amiga não é alteração hormonal. O feocromocitoma é uma neoplasia rara, produtora de catecolaminas, cuja origem mais frequente é a medula supra-renal. No meu caso existe dois tumores um na tireoide e outro na supra- vesical. Tem um amplo espectro de apresentações clínicas mas a tríade sintomática de cefaleias, palpitações e sudorese, acompanhada de hipertensão arterial. No meu caso tenho estes sintomas e mais alguns secundário ao feocromocitoma. As crises hipertensivas e os eventos cardiovasculares potencialmente fatais causados por esta neoplasia decorrendo efeito potente da estimulação adrenérgica e justificam a importância de um diagnóstico célere e de uma abordagem terapêutica eficaz no controlo sintomático e na prevenção de complicações. E é isso que é feito, uso diversas medicações para evitar as complicações decorrente dessa patologia. Pode perguntar o que quiser amiga, responderei com maior prazer. Quanto ao cuidado com minha filha la no hospital ao qual sou tratada é gratidão eterna, principalmente agora que ela fisicamente não esta muito bem. Obrigada pelo carinho. Enorme abraço.

      Excluir