segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O QUE É FEOCROMOCITOMA ATIVO.

 

Feocromocitoma ativo é chamado também de crise adrenérgica, ou crise do feocromocitoma é quando o tumor está secretando adrenalina. É uma situaçao que pode levar a consequência graves. Por esse motivo digo sempre que paciente com feocromocitoma  tem que saber lidar com as suas emoções, saber o máximo possível sobre a sua patologia e evitar ao máximo todas as coisas que nós coloque em risco, em crise ou que a agrave. A muitos anos um medico  me disse uma frase que nunca conseguir esquecer, eu  estava atravessando uma fase existencial bem dificil, ele me olhou nos olhos e me disse - o dia que você perder essa paz e equilíbrio emocional que possui, perderá a vida. No momento pensei que era exagero, depois aprendi com muitas experiencia como o controle emocional é importante para manter vivo um paciente com feocromocitoma. Todas as crises que tive houve sofrimento e muita dor física, fora o grande risco, pois nunca saberemos como vai terminar. Exite também descarga adrenérgica que é quando ocorre picos hipertensivos secundário ao feocromocitoma, mas sem sintomas persistente, apesar de também ser  arriscado. Logico que estresse contribuir para o agravamento do quadro,  mas não é a causa dos sintomas, mas contribuir com certeza para o feocromocitoma ficar mais ativo, pois em crise adrenérgica segundaria ao feocromocitoma as catecolaminas estão bem altas, com adrenalina secretada pela supra- renal devido ao estresse externo as coisas se complicam, as dores ficam mais fortes, mais dificil de responder medicamentosamente, a pressão chega a níveis altíssimos etc. A uns dias o meu quadro piorou, comecei a sentir cefaleia, com picos hipertensivos graves, passei muito mal nos dias seguintes, depois da minha piora clinica, passei a evitar qualquer tipo de emoções fortes, esforço físico, cheguei ao valor máximo da medicaçoes anti-hipertensivas e estou fazendo repouso, dentro do possível. Estou me sentindo extremamente cansada, ate para tomar um simples banho hoje pareceu uma maratona, venho sentindo cefaleia, mas com menas intensidade, ficando enjoada com frequência, sem dormi a dias, enfim alguns dos sintomas da propria crise do feocromocitoma. Passei a sentir também tontura o que não é o meu habitual sentir. Não posso fazer de conta que estou fora de crise e me expor a piora-la, precisar internação que com certeza não ajudará de nenhuma forma a ninguém e prejudicará principalmente a minha filha. Crise do feocromocitoma não é uma gripe, não pode ser subestimada, tem que ter responsabilidade com a propria vida. Diante da piora do meu quadro, resolvi ficar ausente do hospital onde meu irmão ainda se encontra internado, ele está bem, fazendo exames e esperando o quadro estabilizar para realizar a cirurgia. Estou esperando melhorá um pouco para poder ficar com ele. Enfim passo a passo sem pressa, olhando o infinito e aceitando os designo de Deus, com esperança que tudo voltará a normalidade.


 Meus amigos uma feliz semana a todos.   
 

32 comentários:

  1. Oi querida amiga!
    Vim te desejar uma abençoada semana, que tudo corra bem pra você e teu irmão.
    Continue a confiar em Deus!
    Ele jamais nos desampara!
    Uma ótima tarde!
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariangela.
      Obrigada, confiar em Deus sempre. Uma abençoada semana. Beijos.

      Excluir
  2. Querida, brava, guerreira, amiga, tenho certeza de que tudo voltará ao normal. Sei que o cansaço e o desconforto que sentes agora é passageiro e já está indo embora.
    Um abração. Tenhas uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilmar.
      Também creio meu amigo que tudo voltará em breve ao normal. O cansaço acho que é devido a minha vida movimentada dos últimos dias e noites sem dormir, hoje mais uma noite que estou vendo o dia amanhecer. Uma feliz semana. Beijos

      Excluir
  3. Que tudo volte o mais rápido possível à normalidade que Deus continue iluminando a sua vida com muita saúde ,desejo-lhe também uma semana muito feliz ,beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Mirtes
    O Senhor está ao seu lado mais do que nunca... Ele vai dando solução ao seu problema de saúde... Ele pode TUDO...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia.
      Ele pode tudo é isso mesmo, quem entrega a vida ao senhor nada tem a temer. Feliz semana. Beijos.

      Excluir
  5. Desejo tudo de bom pra ti, que possas ver teu irmão e que ele também fique bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica.
      Obrigada, eu estou vendo ele todos os dias, ficando pouco devido aos meus sintomas, hoje eu não conseguir ir, mas a minha filha foi, o achou bem disposto. Uma feliz semana. Beijos.

      Excluir
  6. Olá querida Mirtes
    Deus do seu lado te amparando e fortalecendo para superar mais este momento difícil
    Logo tudo ficará bem e volta normalidade. Deus sabe os caminhos exatos para prover a tua melhora. Deus é mais e maior do que tudo
    Teu poder e misericórdia é maior que o próprio universo
    Força amiga! Melhoras pra ti e que tudo corra bem para o seu irmão
    Beijos e carinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita.
      Obrigada amiga por tudo, uma feliz semana com as graças do senhor, Beijos.

      Excluir
  7. Seguiremos por aqui torcendo para que sua saúde seja recuperada, e que logo volte ao convívio de seus parentes e amigos.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro.
      Obrigada meu amigo, estou ao convívio da minha família, com essa fase então a união faz a força. E os verdadeiros amigos é nessa hora que conhecemos,tenho poucos mais são os benção . Minha filha então um anjo de Deus. Uma linda semana para vocês. Beijos.

      Excluir
  8. Amiga Mirtes, desejo que tudo passe rapidinho e as coisas fiquem bem, melhoras para todos!
    Abraços apertados com muitas boas energias para você, sua filha, seu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone.
      Obrigada, recebo as suas boas energias com alegria. Uma feliz semana. Beijos.

      Excluir
  9. Mirtes querida, li a matéria dos dois blogs, mas pensamento positivo, amiga, vocês sairão dessa como saíram das outras vezes. Ficaremos torcendo nós aqui em casa e todos os seus amigos. Esperamos boas notícias para bem breve! A web tem dessas coisas, a amizade virtual torna-se tão real que leva nossa força pra você.
    Carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais.
      Obrigada pelo apoio, com certeza amigos virtuais são amigos como os off, quando existe amizade a distancia se torna insignificante. Uma linda semana para vocês meus amigos. Beijos.

      Excluir
  10. Tudo ade voltar ao normal minha amiga e as melhoras para todos.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Muita paz, saúde e forças novas!
    Boa 3a feira, Mirtes!

    Com abraços...

    ResponderExcluir
  12. Você é forte, tem fé e sabe que Deus está com suas mãos sobre você e o seu irmão. Como de outra vezes, breve tudo terá retornado ao normal.
    Estamos em oração.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Élys.
      Deus é maravilhoso, devemos confiar e passar pelas aprovações de cabeça erguida. Obrigada se possível inclua nas oração a minha filha o nome dela é Santy. Um forte abraço.

      Excluir
  13. Mirtes querida: é hora de se cuidar para poder cuidar dos que você ama! Fica bem! Continuamos em oração por vocês! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  14. Mirtes, é complicado, mas com a força interior que tem e ajuda de Deus,
    tudo irá melhorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mira.
      Com Deus tudo superamos. Feliz semana. Beijos.

      Excluir
  15. Minha querida amiga fico rezando para que todos se restabeleçam por aí !
    Muita força e coragem porque fé eu sei que tem!
    Um beijinho com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fê.
      Obrigada minha amiga, pode faltar força ate coragem, mas o amor que eu tenho por Deus, minha filha, pequenos e família, vai me fazer reagir sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  16. Sempre muita Fé e Esperança.
    Como já disse você está sempre em minhas orações amiga Mirtes.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Carmem.
    Obrigada amiga, um lindo dia. Beijos.

    ResponderExcluir