sábado, 26 de julho de 2014

REVISÃO DE FEOCROMOCITOMA 2014.

            
                                          FEOCROMOCITOMA.
O  feocromocitoma é uma síndrome clínica explosiva, caracterizada por hipertensão severa associada a complicações cardíacas, hipotensão ou até mesmo choque e morte súbita. A prevalência é de um caso em cada mil hipertensos 1. O diagnóstico precoce do feocromocitoma é importante devido à possibilidade de cura da hipertensão e também por ser uma condição potencialmente letal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Young, Jr, W.F.: Pheochromocytoma and primary aldosteronism: diagnostic aproaches. Endocrinology and metabolism clinics of North America - 26: 801-827, 1997


              Sintomas frequentes em cem pacientes portadores de feocromocitomas.
               

Emergências hipertensivas causadas por excesso de catecolaminas

A emergência hipertensiva do feocromocitoma consiste em síndrome em que uma importante elevação de pressão arterial sistêmica pode levar  a lesão aguda de órgãos-alvo, ameaçando a vida. Medidas enérgicas precisam ser tomadas, com tratamento iniciado imediatamente com fármacos administrados por via venosa, com a finalidade de reduzir a pressão arterial. Nitroprussiato de sódio é a medicação mais utilizada,na falta de nosso meio do alfabloqueador venoso (fentolamina).   Reconhecer a doença envolvida e saber tratá-la adequadamente pode significar a diferença entre a vida e a morte em algumas poucas horas ou minutos.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS.
01. Marik PE, Varon J. Hypertensive crises: challenges and management. Chest. 2007;131(6):1949-62. Erratum 
CRISE DO FEOCROMOCITOMA.

Feocromocitoma (feo) causa a mais dramática crise com risco de morte em toda a endocrinologia. Screening apropriado deve ser feito em qualquer paciente que tenha: 1) episódios de cefaléia, taquicardia e sudorese; 2) história familiar de feo ou neoplasia endócrina múltipla; 3) massa adrenal incidental; 4) paroxismos de taquiarritmia ou hipertensão; 5) resposta cardiovascular adversa a agentes anestésicos, histamina, fenotiazina, antidepressivos tricíclicos, etc); e 6) crises durante exercício, esforço, micção, etc. A chave para o diagnóstico do feo é: primeiro suspeitá-lo e depois confirmá-lo. O reconhecimento precoce de sua presença é crítico para se evitar maior morbidade e mortalidade.


 Crise do feocromocitoma deve ser abordado como uma emergência hipertensiva. Trata-se de um tumor hipersecretante de catecolaminas (adrenalina e/ou noradrenalina). A liberação aguda de grandes quantidades dessas catecolaminas na circulação causa uma crise caracterizada por hipertensão severa, taquicardia, fadiga sudorese ,cefaleia e dores em locais variados. Como a hipertensão é muito aguda pode evoluir rapidamente para encefalopatia hipertensiva, Isquemia / Infarto do Miocárdio , Insuficiência Ventricular    Esquerda, Dissecção Aórtica, Acidente Vascular Encefálico  etc.O tratamento deve ser feito com o oc-bloqueador fentolamina, na dose 2-5mg IV 5/5 min até o controle da PA. Na ausência da fentolamina, pode-se iniciar Nitroprussiato de sódio. Os beta-bloqueadores nunca devem ser feitos isoladamente no feocromocitoma, pois, ao bloquear somente os receptores beta vasculares (beta 2), a catecolaminas passam a agir somente sobre os receptores alfa (de vasoconstricção), exacerbando perigosamente. Importante salientar que as complicações hipertensivas agudas não dependem do nível pressórico apenas, mas do estado clínico do paciente.


Nas emergência  hipertensivas das crises de estimulação simpática, como no feocromocitoma, deve ser utiliIzado o nitroprussiato, diante da indisponibilidade de alfa-bloqueadores parenterais em nosso meio.


Medicação não usada em paciente com feocromocitoma  /  - Podem promover crises , antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); . antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); . antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina);  drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa);. estimulantes ( nicotina, aminofilina, teofilina); . simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina . outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH). - antipsicóticos (haloperidol); . agonista dopaminérgico (bromocriptina); . outros (dissulfiram, metirosina, octreotida)

Paroxismos.
Tríade clássica: cefaléia intensa, sudorese e palpitações. Acompanhada por elevação da PA, tremor, palidez, dor torácica ou abdominal e rubor facial. Dor que se inicia na cabeça, e desse  para o tórax e abdome , ansiedade, tremores, sudorese e fraqueza. Freqüência: 30 vezes ao dia ou único episodio a cada 2-3 meses (75% tem um ou mais ataques semanais) Duração: poucos minutos a dias (em geral , as crises demoram no máximo 60 dias  Nas crises:  podem ocorrer isquemia miocárdica, edema agudo de pulmão, arritmias, AVE

Fatores que podem precipitar o surgimento dos paroxismos

Secreção espontânea
Drogas: betabloqueadores, anestésicos, contrastes,
metoclopramida, glucagon, antidepressivos
tricíclicos, etc
O ato de fumar
Micção
Palpação do tumor
Pressão sobre o abdome
ato de curvar-se para frente
Exercício.
              FEOCROMOCITOMA-DOENÇA RARA.

 Este tipo de tumor é raro e é encontrado em dois indivíduos em cada 1 milhão de pessoas por ano. Acredita-se que 0,1-0,5% dos casos de pressão alta são decorrentes de feocromocitomas. Embora geralmente este tumor seja benigno, o risco reside na possibilidade de desencadear crises de hipertensão potencialmente fatais, especialmente quando o indivíduo é submetido a induções anestésicas, procedimentos propedêuticos invasivos, diferentes cirurgias ou outras situações estressantes. Quem lida com um paciente com feocromocitoma ou é portador dela não pode subestimar sintomas, nem a patologia, se todo medico soubesse tratar e diagnosticar um feocromocitoma haveria mais sucesso, menos óbito, menos sofrimento, o medico tem que saber no minimo quais as  sintomatologia dessa doença, algumas são dor epigástrica, cefaleia, sudorese, dor precordial, não só hipertensão, como também hipotensão devido a ficar exposto constantemente as catecolaminas, ambas poem em risco o paciente, taquicardia, e inúmeros outros sintomas, também provoca aumento da glicemia, intolerância a medicações e quadros alérgicos, e o principal paciente com feocromocitoma só pode manipular o abdome onde o risco beneficio sera superior ao risco de provocar a descarga adrenérgica, qualquer paciente com suspeita clinica deve ser investigado e tratado, feocromocitoma tratado é  feocromocitoma retirado, quanto a exames com contrate , exames invasivos qualquer procedimento cirúrgico , a possibilidade sim, de graves intercorrências, e o medico tem que esta apto para qualquer emergência e o paciente devidamente  preparado.
                     TRATAMENTO.

 Tratamento de escolha é a remoção cirúrgica do tumor, sendo necessário no pré-operatório o uso de bloqueadores alfa-adrenérgicos por no mínimo duas semanas antes da cirurgia, para controle dos paroxismos, além da liberação da ingesta de sal para a reexpansão do volume sanguíneo.A exploração cirúrgica é limitada à região onde o tumor foi localizado pelos métodos de imagem, sendo a incisão cirúrgica transperitoneal transversa (incisão de Chevron) a de eleição, para feocromocitomas adrenais. Entretanto, outra técnica vem sendo desenvolvida para esses casos, como a adrenalectomia por via laparoscopia anterior ou lateral. Essa via não é indicada nos casos de lesões grandes ou invasivas na tomografia (probabilidade de malignidade), feocromocitomas bilaterais (pela necessidade de reposicionamento do paciente durante o ato cirúrgico). Todo feocromocitoma deve ser tratado como potencialmente maligno, devendo ser retirado com a cápsula intacta, assim como o tecido conjuntivo e gordura ao redor. A malignidade é constatada pela presença de metástases, principalmente nos ossos, fígado, pulmões, e invasão de microvasos, e não somente pela histologia. A resposta desses tumores malignos é pobre à radioterapia, e à quimioterapia com ciclofosfamida, vincristina e dacarbazina. Entretanto, a radioterapia é utilizada para controle da dor por metástases ósseas. Pela alta especificidade da 131I MIGB, esta tem sido utilizada na redução da massa tumoral, mas cerca de 60% dos tumores malignos não captam 131I MIBG, talvez por desdiferenciação tumoral.o pós-operatório, pode-se observar hipotensão, decorrente da dessensibilização dos receptores adrenérgicos às catecolaminas, assim como pela depleção volumétrica e efeito prolongado dos alfa-bloqueadores. Também não são raros os episódios de hipertensão arterial, principalmente pela instabilidade autonômica, e por uma semana após a cirurgia ainda existe excesso de reservas catecolaminérgicas. A persistência da hipertensão arterial ou sua recorrência leva à suspeita sobre tumor residual ou presença de metástases4,9. O tratamento de eleição é a ressecção cirúrgica do feocromocitoma. No entanto, a cirurgia geralmente é realizada somente após o estabelecimento de níveis normais de catecolaminas, alcançado por meio de medicamentos, uma vez que seus valores alterados representam risco para o procedimento cirúrgico. Os fármacos utilizados são a fenoxibenzamida e o propanolol em associação, sendo que comumente também é necessária a administração de metirosina ou outros fármacos associados para o controla da pressão arterial. A monitorização glicêmica deve ser mantida no pós-operatório, devido ao risco de hipoglicemia (suspensão do efeito supressor das catecolaminas sobre a liberação insulínica), secundária à hiperinsulinemia.

FIQUE DE OLHO NA CONDUTA DO MEDICO QUE LHE ATENDE EM NÍVEL DE EMERGÊNCIA,  É A SUA VIDA QUE ESTA EM JOGO.

Todos os sábados farei uma postagem sobre feocromocitoma.
Não é um assunto de interesse de todos,mas enfim preciso saber o máximo possível, para que eu possa me ajudar, e quem sabe essa postagem poderá ajudar alguém.Tenho um bom acompanhamento, confio no meu medico assistente , mas quando se trata de atendimento de emergência não é todos que conhece. Quem sabe o minimo sobre feocromocitoma, jamais toma uma atitude de negligencia  tratando de um crise de feocromocitoma. Muitos médicos estão se desvirtuando da missão. Qual é a primeira missão de um medico se não a de lutar pela vida e promover o bem estar ? Mas muitos  mal começam a profissão e já esquece do seu juramento. Eu tenho o privilegio de conhecer médicos realmente especias que alem de nunca parar de estudar e se aperfeiçoar, do ponto de vista técnico, estão sempre buscando maneiras de me ajudar. Há muitos médicos vivendo sua missão ,se doando para que os outros se sintam ,vivam melhor. A todos que me ajudaram a chegar ate aqui e ainda me ajudam eu quero agradecer , obrigada por tudo. Que Deus ilumine a cada um de vocês.
Aos meus amigos[as] e visitantes .
                




                 







20 comentários:

  1. Mirtes, passei pra te desejar tuuuudo de bom e lindo domingo! bjs praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Chica.
    Obrigada pelo carinho.
    Espero que o seu domingo de ferias sejam muito, muito alegre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mirtes!
    Lindo domingo pra nós.
    Estou voltando a visitar os blogs amigos
    para agradecer a força nos tempos dificeis
    e para me atualizar em suas postagens.
    Eu realmente ia pedi que me desse
    material sobre exatamente o que postou aqui.
    Obrigada, ja me ajudou muito!
    Enviei um mail para você
    é hora de seguir com a vida e com o trabalho.
    Aguardo sua resposta a aseu tempo.
    Bjins
    Com carinho
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Catiaho.
      Que bom que está de volta, quando li a seu comentário pensei que tinha alguém sobre suspeita dessa doença, mas que bom que esse não é o caso. Eu tenho já um manuscrito da historia do feocromocitoma, sobre a minha vida. Com mais calma, lhe responderei o emaeil. Deve sim amiga seguir com o trabalho e a sua vida, mesmo claro sendo difícil por tudo que está passando, enfrentar um luto nunca é fácil,mas com Deus se torna mais leve.
      Uma semana de forca e paz.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Mirtes, que o seu domingo seja cheio de emoção e que vc desfrute
    da doce presença do Senhor Jesus. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nal.
      Obrigada amiga.
      Para você também uma semana de muita alegrias.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Mirtes,passando par desejar um ótimo final de domingo.
    Que Deus esteja sempre junto à você querida amiga.
    bjs e muita luz.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carmem.
      Amiga para você também um noite abençoada e uma ótima semana.
      Beijos.

      Excluir
  6. Boa tarde querida amiga Mirtes passei para lhe desejar um feliz Domingo com muita paz ,amor e saude ,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emanuel.
      Obrigada, para você também uma noite com um sono reparador e que amanhá seja um dia de vitorias.
      Abraços.

      Excluir
  7. Mirtes, minha querida!
    Como vc está?

    Preciso dizer que é admirável o fato de vc conviver com um problema de saúde tão difícil e ainda ser capaz de chegar ao ponto de sempre se colocar de frente com ele para, solidariamente, levar a informação do que ele é realmente para as pessoas.
    Sabe, é valentia demais!

    Jesus é contigo!
    Tenha um domingo de paz, querida!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karin.
      Estou atarefada rsrs, queria tanto que o tempo tivesse mais horas,assim poderia aproveitar mais rsrs. Obrigada amiga, devemos sim se tratando de uma doença rara divulgar o máximo possível, pois assim estamos quem sabe facilitando que outras pessoas cheguem a uma cura,pois o tempo nessa doença é muito importante.
      Uma feliz semana.
      Beijos.

      Excluir

  8. Uma feliz tarde de Domingo,
    que sua semana seja de paz e Realizações.
    Que Deus transforme em realidade
    todos os seus sonhos.
    Quando vivemos movidos pela fé ,
    nunca perdemos a esperança de um
    amanhã mais feliz.
    Caminhe rumo ao alvo o futuro
    deixa Deus agir por você.
    Beijos com meu carinho de sempre.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Evanir.
      Obrigada,certíssima amiga quando estamos movido pela fé tudo se resolve mais fácil, por isso vamos pela fé ser curadas, porque para Deus nada é impossível.
      Uma ótima semana.
      Beijos.

      Excluir
  9. Boa noite amiga Mirtes!♡
    Muita informação. ..sempre é bom sabermos os detalhes de nossas enfermidades.
    Que Deus continue te abençoando sempre !♡
    Feliz Semana! ♡
    Bjokas da Bia! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bia.
      Com certeza, quanto mais informações sabemos na nossa enfermidade,mais possibilidade de mantermos a nossa vida.
      Uma feliz e abençoada semana para você.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá amiga, passei por aqui para desejar-lhe uma abençoada semana.
    Doce abraço Marie.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Marie.
    Amiga para você também um semana repleta de alegrias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mirtes, vim te agradecer o interesse sobre a minha saúde, graças a Deus estou me recuperando, espero que vc esteja bem e toda a família, e te desejo um final de semana de muita paz , um abraço carinhoso da amiga Celina.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Celina.
    Amiga uma feliz semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir