segunda-feira, 21 de abril de 2014

REVISÃO SOBRE FEOCROMOCITOMA. - POSTADO POR SANTY.

                   
   O QUE É FEOCROMOCITOMA.

Feocromocitomas são tumores, geralmente benignos, de células cromafins, formados por células produtoras de substâncias adrenérgicas, como a Adrenalina. Costumam se localizar nas glândulas adrenais, ou suprarrenais, mas podem ter outras localizações. Esse tipo de tumor raramente responde a quimioterapia ou radioterapia, necessitando de intervenção cirúrgica. Os feocromocitomas são de difícil visualização, muitas vezes sendo necessária uma cintilografia com iodo radio ativo, quando não são localizados através de tomografia ou ressonância magnética. Podem ser "silenciosos", sendo um achado fortuito de uma autopsia, mas podem ter os mais variados graus de sintomas, sendo os mais intensos os das chamadas crises adrenérgicas. Neste caso, o portador apresenta crises súbitas de aceleração do coração, com grandes elevações de pressão arterial, dor de cabeça e sudorese.

TABELA DOS SINTOMAS.
SINTOMAS ADRENÉRGICOS


s

CRISE DO FEOCROMOCITOMA.

Feocromocitoma (feo) causa a mais dramática crise com risco de morte em toda a endocrinologia. Screening apropriado deve ser feito em qualquer paciente que tenha: 1) episódios de cefaléia, taquicardia e sudorese; 2) história familiar de feo ou neoplasia endócrina múltipla; 3) massa adrenal incidental; 4) paroxismos de taquiarritmia ou hipertensão; 5) resposta cardiovascular adversa a agentes anestésicos, histamina, fenotiazina, antidepressivos tricíclicos, etc); e 6) crises durante exercício, esforço, micção, etc. A chave para o diagnóstico do feo é: primeiro suspeitá-lo e depois confirmá-lo. O reconhecimento precoce de sua presença é crítico para se evitar maior morbidade e mortalidade. Quando suspeitado, o diagnóstico pode ser confirmado por testes bioquímicos em todos os pacientes. A combinação de catecolaminas plasmáticas em repouso >2000 pg/mL e metanefrinas urinárias >1,8 mg/24h tem acurácia diagnóstica de 98%, tanto no feo esporádico como hereditário. Quando disponível, metanefrinas plasmáticas livres devem ser dosadas, especialmente na suspeita de feo hereditário. Testes provocativos (glucagon) e supressivos (clonidina) podem ser necessários quando a avaliação bioquímica basal é inconclusiva. TC (98%) e RM (100%) são igualmente sensíveis para localização, mas têm baixa especificidade (70% e 67%). MIBG é 100% específica, mas menos sensível (78%). A disponibilidade de vários medicamentos (antagonistas seletivos dos receptores adrenérgicos alfa-1 e beta e bloqueadores do canal de cálcio) e de modalidades cirúrgicas têm tornado o manuseio bem sucedido mais promissor do que nunca.
FONTE (CRISE DO FEOOCROMOCITOMA) :   http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302004000500021&script=sci_arttext

Eu sou Santy, filha de Mirtes. Ficarei  postando na sua ausência sobre feocromocitoma, pegarei postagens antigas que ela postou e republicarei. As pesquisas que ela recebeu de pessoas que ajudaram a pesquisar sobre essa doença também sera postada  e pesquisarei também para achar novidades e tudo relacionado ao feocromocitoma. Minha mãe está estável. Ela está ausente do virtual por falta de tempo, então resolvi dá uma mãozinha.  Não estava dando para conciliar o virtual com a vida movimentada que ela está.  Todavia, ela pretende está de volta em breve, manda beijos e uma boa semana. 




                   


10 comentários:

  1. Olá Santy.Obrigada por dar noticias da sua mãe.
    Fico feliz por ela estar bem.Diga a sua que estou com saudades e sentindo a falta dos comentários dela lá no meu blog.

    Beijos para as duas e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também sinto falta dela por lá, no meu blog! Obrigada por nos deixar informadas. Diga a sua mãe que mando um abraço!
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Beijinhos para a mãe e que tudo corra bem!
    Boa semana
    Beijinhos para ti também.

    ResponderExcluir
  4. Que joia que tudo tá bem por aí...
    Abraços p vocês.........................
    Muita paz e saúde.........................

    ResponderExcluir
  5. Olá Santy.
    Saudades da Mirtes,fico feliz em saber que está bem.Obrigada pelas notícias.
    Bjs,fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    uma boa semana para as duas.
    beijinhos.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Santy, muito obrigada por dar notícias da mãe! Ela e uma pessoa muito querida para todas nós! Desejo mesmo que esse Feo vá embora! Beijinhos as duas. Boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Agradeço pelas noticias sobre a sua mão, desejo que o seu regresso seja breve.
    Dia feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Santy, muito bom saber que sua mãe está bem. Dá um abraço nela por mim. bjsss

    ResponderExcluir