domingo, 27 de abril de 2014

OS MÉDICOS TAMBÉM TEM SENTIMENTOS. - Postagem por Santy.

 
    Quem pensa que vida de medico é fácil se engana e muito. Sabe-se que a formação profissional do médico ocorre pelo desenvolvimento de competências e habilidades tanto técnicas como comportamentais. Este processo implica em um conhecimento (reconhecimento de limites pessoal-existenciais), para que o papel profissional não cause prejuízo à sua saúde física e psíquica. Este profissional precisa compreender e apropriar-se dos processos aos quais está submetido no cotidiano do seu trabalho e estar atento a fatores como a tensão emocional, o sentimento de impotência e a pressão frente à luta constante com o sofrimento, a dor e a morte.A medicina intensiva então é uma especialidade particularmente estressante por diversas razões, dentre elas a maior exposição à morte, que entra em conflito com o objetivo de cura para o qual os médicos são treinados. O trabalho diário do médico na UTI exige conhecimento técnico qualificado, habilidades, atenção, raciocínio rápido e controle emocional para lidar com as questões ligadas aos pacientes e seus familiares, além de necessidade de atualização científica contínua, frente ao desenvolvimento que a especialidade vem apresentando ao longo dos últimos anos.
      Os médicos tem que se observar para não ter estresse profissional [sindrome de burnout.] Procurar ter um hobby. Procurar não ter carga horaria maior do que seja possível para deixar tempo para família e  tempo de lazer. Os médicos precisam saber que para cuidar,tem que está bem fisicamente e emocionalmente. Os médicos precisam tomas consciência que são humanos, acho que tem que ter equilíbrio, não se tornar tão frio ao ponto de perder os sentimentos ao próximo, mas também não absolver e tomar para si o sofrimento alheio. Médicos trabalho muito e ganha pouco, porque a médicos cuidam de uma vida e são  tão desvalorizados.
      Quem sofre ? os pacientes porque  tem contato com  médicos estressados e frustrados. A família porque são os bodes expiatórios. Eles tem que saber o seu limite, nada justifica trabalhar em vários hospitais ao mesmo tempo, perder noite seguidas, pegar plantão demais e se torna-re um péssimo profissional, péssimo companheiro,  péssimo pais. Eu particularmente não acredito em super-herói, que eles consiga conciliar em tão pouco tempo disponível em deixar a todos satisfeito. Começando por si próprio,  eu preciso trabalhar porque sou pai de família, para manter o meu padrão, eu preciso trabalhar para ajudar ao meu marido e filhos. O que todos precisam em primeiro lugar é ser feliz, é amar. Não estrague a sua vida, não jogue fora o seu juramento, trabalhando sobre pressão, cansado e insatisfeito. Pior ainda não desconte na sua família, seus filhos não tem culpa da suas frustrações. Lembre-se você precisa dormir, amar, curtir, se divertir e também cuidar do seus pacientes. Os melhores médicos são os satisfeito com a própria vida. 
Como minha mãe mesmo diz. "Medico no inicio de carreira, cheio de sonhos, prestativos, atenciosos, os médicos que todos nós queremos ser tratados. Depois de uns 5 anos eles se transformam, se tornam aparentemente frios, mas o olhar dos verdadeiros médicos que se forma por amor a profissão é inconfundível, logico começo a se proteger de maiores contatos e sentimentos, mas eles estão apenas guardados, se tornam frustados e infelizes, motivo na minha opinião exerço de trabalho, de pouco tempo de lazer e pouco tempo de viver."
     Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais. Lembre-se um bom medico é um medico satisfeito com a própria vida, é um medico que se ama, que busca a felicidade, assim da aos seus pacientes um atendimento digno.
  Quando eu via a minha mãe sendo tratadas por médicos que assumia risco e responsabilidade para dar a ela o melhor, um atendimento digno. Todavia, algumas vezes eu deparar-me com o pior dos médicos, eu questionava o meu desejo de me tornar um deles.  Até um pouco de medo pelo " E se eu me tornasse assim".  Foi a minha mãe que me fez ver que jamais isso iria acontecer, pois eu não seria jamais capaz de ter atitude desumana, pois procurava me colocar no lugar do próximo.  Por ela, por causa da força dela eu acredito que não serei como eles, eu serei uma boa medica. Como todos já deve ter notado a minha mãe é uma raridade do mundo, ela consegue mesmo estando em luta, lutar por todos, para ela não existe problemas dos outros, quem chega a ela divide os problemas consigo, acho que por isso ela consegue não pensar nos seus próprios problemas e ser feliz. Ainda tenho uma grande caminho pela frente para me tornar uma medica que faça a diferença, mas chegarei la. 
    A minha mãe vive preocupada comigo, mas eu já lhe prometi não descuidar da minha saúde física, mental, emocional. Pois sei que só sendo feliz, poderei ser a medica que lutara pela vida aceitando as perdas com tranquilidades, porque darei tudo que estiver ao meu alcance,sendo assim, estarei com a consciência tranquila que dei o melhor de mim, a comemorarei as vitorias que terei, pois estarei cumprindo o meu juramento. Por amar muito minha mãe e por o exemplo dela que me fez que quero fazer a diferença.

Onde houver amor pela arte da medicina, haverá amor pela humanidade- Hipócrates 400.a.C
Um ótimo dia a todos.



23 comentários:

  1. Minha querida que postagem importantissima! amei.
    Sou da area e mais do que ninguém sei o que passamos qdo perdermos um paciente que por alguns dias estamos no acompanhamento do quadro clinico, seja ele na UTI ou na enfermaria.
    Muito obrigada.
    Bjs
    Nicinha
    Ia me esquecendo, e como vc esta? naqueles assuntos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nicinha.
      Obrigada, foi a minha filha que fez a postagem.
      Como eu estou naqueles assuntos? que assuntos? a minha saúde, tudo está estável.
      Uma ótima semana.

      Excluir
  2. Boa noite Mirtes, desejo que esteja passando bem melhor! Muito obrigada por me ter visitado!
    Os meus médicos são pessoas muito importantes na vida de todos nós! Em duas situações da minha vida também já me salvaram a vida!
    Mas alguém um dia escreveu que foi curada pelo Melhor médico do Mundo, Sabe quem? Deus.
    Continue a confiar que Ele realizará maravilhas na sua vida.
    Beijinhos e uma linda semana. Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ailime.
      Estou bem sim, graças a Deus.
      Uma linda semana.
      Beijos.

      Excluir
  3. Querida Mirtes,passando para lhe desejar uma ótima semana.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rute.
      Para você também uma semana iluminada.
      Abraços.

      Excluir
  4. Minha filha Santy.
    Fiquei emocionada com essa linda postagem.
    Se escolheste ser medica, tinha que lhe apoiar, mas sabendo que a minha situação de saúde,possa ter lhe influenciado não me deixa está segura que esse caminho é o certo para você,mas você já tem 19 anos,já está cursando, deve saber o que é o certo para você, só me resta apoiar,mas lembre-se se algum momento da vida quiser recuar, eu te apoio, só quero lhe ver feliz e realizada.Você é a pessoa mais importante da minha vida, eu te amo demais.Com certeza não tenho a menos duvida que será uma medica que fará a diferença, você chegará aonde desejar porque é a pessoa mais honesta, meiga e justa que eu conheço.
    Que Deus a abençoei hoje e sempre.
    Obrigada pela a sua contribuição no meu blog, só fez enriquece-lo rsrs.
    Eu te amo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bonita postagem, mas lindo mesmo é a determinação de sua filha. Medicina é uma linda carreira, e que um dia eu também desejei exercer. Que sua filha esteja no caminho certo e torne-se uma médica excelente, pronta para exercer sua profissão com muito amor e dedicação.
    Beijo querida e uma linda semana,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Denise.
      Obrigada, ela é realmente muito determinada.
      Uma abençoada semana.
      Beijos.

      Excluir
  6. Bom dia Mirtes.
    Vim agradecer o seu carinho,a suas palavras de conforto.
    Muito obrigada por tudo.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nelma.
      Estive ausente, não por não me importar,mas sim porque a vida tem dessas coisas, mas fiquei muito feliz em lhe ver hoje e saber da recuperação da sua filha.
      Que Deus esteja hoje e sempre na vida de vocês.
      Uma linda semana.
      Beijos.

      Excluir
  7. Ainda bem que há bons médicos, responsáveis e de confiança... São poucos, mas encontramos! Torço para que sempre esteja em boas mãos, Mirtes! E também para que sua filha se torne uma médica amorosa e competente!!!
    Um abraço... Linda Semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anete.
      Obrigada, acho que Deus está selecionando quem cuida de mim, sempre a encontrar anjos rsrs. Ela vai ser com certeza pois já é por natureza muito amorosa e meiga, a minha preocupação é justamente isso acho ela frágil,mas enfim criamos os filhos para tomar as suas próprias decisões.
      Uma linda semana.
      Beijos.

      Excluir
  8. Adorei o relato de sua filha e
    se ela tem a vocação para ser médica,que Deus a
    ampare e lhe dê sabedoria,para doar-se aos seus pacientes.
    bjs amiga Mirtes.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carmem.
      Ela sempre me dizia que iria ser advogada, depois começou a fazer a faculdade de medicina rsrs, mas enfim em breve vou ver qual sera a vocação dela.
      Obrigada, uma linda semana.
      Beijos.

      Excluir
  9. Boa tarde.
    Realmente,pelas informações,dá para perceber que a profissão de médico requer dedicação,doação e estar sempre em atualização.
    Boa sorte,sucesso na profissão que escolheu Santy.
    Mirtes, você como sempre de coração aberto,dando total apoio a filha.
    Beijos,fiquem com Deus,ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria.
      Obrigada pelo carinho conosco, amei os seus comentários, sempre com carinho especial para a minha filha.
      Médicos sofrem , e por isso temo que a minha filha siga essa profissão,mas esse é o desejo atual dela.
      Uma linda semana.
      Beijos.

      Excluir
  10. Boa noite querida amiga Mirtes sua filha com certeza e especial tem tudo para ser muito feliz na vida ,muitas felicidades para ela .Você certamente foi um espelho para ela as opções que ira tomar como medica ,sinceramente sera uma medica com muita dedicaçao e amor para espalhar por quem precisa dos seus cuidados ,o paciente acima de tudo precisa de carinho nestas horas de sofrimento ,existem seres neste mundo que podem fazer a diferença nas nossas vida e ela certamente fara essa diferença .Querida Mirtes acima de tudo acredito que não importaria a profissão que ela escolhesse ,o importante nesta vida e vermos que a semente desse amor que você deu a sua filha esta a dar o fruto que tanto a deixa orgulhosa como mae .Parabéns Mae e parabéns filha que a felicidade reine sempre nos vossos coraçoes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Emanuel.
      Como sempre os seus comentários me deixa sem palavras, obrigada pelo carinho, realmente não me importaria se ela não seguissem medicina, para ser sincera ate desejaria para ela uma profissão sem tanto estresse, mas só me resta apoiar e acreditar que ela vai se cuidar rsrs.
      Uma linda semana.
      Espero que já esteja bem.
      Beijos.

      Excluir
    2. Já estou sim querida amiga ,muitos beijinhos

      Excluir
    3. Que bom.
      Feliz dia meu amigo.
      Abraços.

      Excluir
  11. Infelizmente vemos isto em muitos hospitais e até clínicas
    particulares , o que está acontecendo será , não gosto muito de ficar comentando e falando de assuntos chatos assim, mas é triste.
    tenham uma bela semana
    na benção de Deus.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Simone.
      Postagem enorme, nem todo mundo ler rsrs.
      As pessoas falam muito ruim dos médicos, e temos que ser justo, Deus deixou os médicos para conservar o que temos de mais valioso a vida, que pena que eles não são reconhecidos, e a maioria são mal pagos, esse é o nosso Brasil.
      Uma ótima semana.
      Beijos.

      Excluir