domingo, 27 de junho de 2021

VIVER DURANTE UMA PANDEMIA SEMPRE É UM DESAFIO.

Bom dia meus amigos e visitantes.

Relatando como esta sendo a pandemia, é já tem muito tempo, no começo  estava em luto da morte da minha irmã, assim sendo a pandemia começou quando eu estava fragilizada.  O meu único pensamento era proteger minha filha e minha irmã que nem sabe dizer o que sente, eu as isolei, eu continuei cumprindo as minhas obrigações, mas sendo uma outra pessoa exigência, calada e fazendo distanciamento de todos. Todas as vezes que foi possível eu passava tempo em casa fechada sem vermos ninguém. Quando meu irmão ficou desempregado no interior eu nem sei como permitir que viesse morar conosco, não deu muito certo, mesmo sendo controladora, teve um dia que ele saiu com meu outro irmão chegou bêbado,  sem mascara e nos contaminou.  Venci a covid e minha filha também venceu, mas tivemos pneumonia viral. O meu irmão que provavelmente nós contaminou teve como uma gripe forte.  Depois disso o medo de ter sido contaminada e ao chegar em casa passar para minha filha era algo desesperador. Meu irmão depois disso teve duas escolhas ou não saia mais ou iria embora.  As funcionarias tinha sido liberadas, mas não conseguir ficar sem e elas reversavam, depois uma engravidou e pediu para se afastar e a outra como tinha mais liberdade e anos com a gente não queria usar mascara e nem preciso dizer que disse ou coloca a mascara ou vai embora. Eu não era mais eu, eu só pensava eu não nos contaminar de novo. A pandemia me tornou uma pessoa ríspida, uma pessoa que se afastou de todos, que percebia nas pessoa se estavam de mascara, não se estavam precisando conversar, pelo contrario evitava conversar pois ao falar tinha mais chance de contagio, passei a controlar a vida da minha família dentro de casa, para entrar na minha casa é um processo, tira a roupa na varanda etc. Não sei como conseguir sobreviver com tanto estresse.  Meu sobrinho também precisou de acolhimento, como ele esta trabalhando, pronto as coisas se tornaram ainda mais rígida.. Ele, meu irmão e eu usávamos ate mascara em casa ,minha filha ao sair do quarto também usava mascara. Neste mesmo período eu me mudei para uma casa maior, com quintal, ar livre e nem preciso dizer  que não tivesse vizinho com amizade, que eu precisa-se ter contato, é gente eu cheguei a este ponto. Ate em casa ficava um clima de tensão que todas as vezes que eu chegava berrava para afastar lila, para eu poder entrar em casa. Cada vez que meu sobrinho chegava do trabalho tinha que tomar banho, trocar a mascara etc.  Meu irmão  eu decidir alugar um quitinete para ele, meu sobrinho eu dei  uns dias e mandei que ele retornar se quisesse-se, mas para ficar do trabalho para casa. Ele entrou de férias, agora esta retornando. Meu irmão  agora é como visita. Agora todos nós já tomamos vacina, mesmo assim continuo com todos os cuidados básicos. Mas ontem eu percebi como estou cansada disso tudo, eu e minha filha saímos, vamos a praia, no shopping, em mercado, em consultas, mas eu percebi que preciso ser menos  rígida.  Sei que o vírus é algo complicado, sei que a dia chega uma nova mutação, mas não adianta lutar contra  a contaminação e morremos da mesma forma. Ter medo é admissível, mas tudo na vida tem que ter equilíbrio. Minha filha precisa viver,  voltar a sair sozinha, é dificil admitir que durante a pandemia  ao querer proteger minha filha fiz tudo exagerado. Ela é maior de idade, nunca fui uma mãe controladora, nunca decidir nada por ela, ela sempre teve autonomia de fazer o que quisesse da vida dela. Mas na pandemia eu mantive regras para todos, e hoje vejo que talvez tenha sido um erro. Procuro entender que pessoa eu me tornei, se via uma pessoa sem mascara na rua eu sentia raiva, vinha logo na mente os olhares das pessoas que vi que perderam parentes pelo covid, acho que foi essa época no começo da pandemia que me fez me tornar uma pessoa exagerada.. Ate virtualmente me afastei de  todos vocês. Porque meu tempo era manter minha família sem nada faltar e protegendo para não se contaminarem. Sei que a pandemia não acabou, mas muitas coisas acabou para mim, quero voltar a ter contato com as pessoas, logicamente com mascara, com distanciamento, com álcool gel, mas quero que minha filha tenha contato com as pessoas, saia sem ser comigo, ela mesma tem que tomar cuidado sozinha.  Minha filha e as crianças não me dão nenhum trabalho, minha filha se cuida e as crianças já sabem como eu sou exagerada rsrs. Eles quando estão aqui ficam sem mascara no quarto e quando sai do quarto usam mascara descartável e em nenhum momento reclamam. Não estou dizendo que vou largar de mão os cuidados necessários, apenas relaxar um pouco e deixar um pouco de encher os outros, se querem ficar sem mascara na rua, frequentarem bares, se expor, que façam, não tendo contato com a gente a partir de hoje não direi nenhum palavra . Já tenho problema demais para me preocupar, fora o covid, meu quadro se agravou um pouco, depois do covid ate as minhas carótidas segundo o angiologista esta subcluidas, confesso que fui pega de surpresa, vou por contra propria confirmar com outro exame este resultado ,se for realmente verdade, a minha situaçao fica ainda mais muito delicada, pois se for real o risco de avc é maior. Mas em relação as dores, estou melhor, meu ombro e braço aliviou as dores, o que é um alivio. Como vocês sabem a minha fe em Deus é inabalável. Temos que viver em equilíbrio sempre,  exagerar nos cuidados pode nós levar a um medo não saudavel.  Eu pretendo viver com a mesma alegria que vivi a minha vida toda. Minha sobrinha engravidou, vai ser uma menina, nem preciso dizer que ja a amo mesmo antes de nascer. No começo não sabia que a amava tanto, ate a gravidez se tornar de risco, e eu percebi que quero muito que ela também sobreviva, minha sobrinha eu nem preciso dizer ela precisa sobreviver meus amorezinhos precisam da mãe dele, eu sou uma tia presente, mas  mãe é mãe.  Estou me envolvendo, mas sabendo esperar quando minha sobrinha busca opinião. É algo muito serio, muitas decisões so ela como mãe para tomar.  Eu creio do poder de Deus e oro para que ambas sejam vencedoras, e que meus amorezinhos e a gente ´possamos nos sentirmos muito felizes.    A todos vocês proteção divina e muitas alegrias. E vocês como estão lidando com a pandemia, estão vacinados.  Saudade de todos vocês. 

10 comentários:

  1. Boa tarde de domingo, querida amiga Mirtes!
    Não creio que foi exagerada. Se não tivesse tido respeito pelo maldito vírus, talvez não estivesse nos escrevendo agora aqui em seu blog. Teve Covid e venceu!
    Meu filho e nora tiveram no ano passado e neste ano. Já imaginou duas vezes, com todos os cuidados pois ambos desde antes da Pandemia se esmeram na higiene(nora da área de saúde). Filho e nora do RJ grávida teve neste ano com todos cuidados...
    As sequelas são terríveis. O daqui é o único filho que mora há uma hora se carro de mim. Estou só a maior parte do tempo nestes seis meses. Não calcula o horror que é.
    O fato de ter sua família perto lhe dá forças de lutar e vencer...
    Estou vacinada sim com as duas doses, mas não ouso arriscar em nada.
    Sigo pedindo delivery de quase tudo.
    Quando caminho agora cedinho uso duas máscaras. Como vou muito cedo, sinto muito frio, mas é o jeito. Vou bem abrigada, mas é pela saúde que vou, como se fosse um remédio, a conselho médico inclusive.
    Só sei que é um sofrimento muito grande para quem vive só. Não pode calcular, amiga.
    Entretanto, a cada dia agradeço a Deus por estar viva ainda.
    Hoje na missa pela tele, ouvi no sermão algo muito verdadeiro: "dor pela dor já basta a minha".
    Assim se torna a humanidade, sem compaixão, querendo só ouvir e ler coisas boas para aliviar a si.
    Tenha fé e foco, não se culpe de nada, querida. Nossa dor e esforços serão compensados por Deus.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Saúde para os seus familiares.
    Você é uma cuidadora e,sendo assim, sofre muito.
    Coragem, amiga!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Roselia.
      É amiga este vírus é cruel,todo cuidado é pouco. Para quem trabalha em ambiente hospitalar ou quê não ligam todos ficam em risco. Fiquei pensativa e chocada em saber que tiveram duas vezes este vírus. Quê bom quê estão bem. Realmente é uma luta mas se Deus colocou nas minhas responsabilidade os cuidados da minha irmã e irmão é porque é mas uma missão minha. Foco, fé e esperança e vamos vencendo . Felizes dias para você e toda sua família. Carinhoso abraço.

      Excluir
  2. Pois é Mirtes, a pandemia veio e com ela todo nosso comportamento foi afetado e muitos se perderam pelo medo e outros se foram pelo descuidado. Entender os avanços da pandemia foi crucial para que os cuidados fossem remontados e adaptados. Eu perdi, amigos, parentes e outros com sequelas seguem pela vida. O que aconteceu com você se deu com muitos, a presença de parentes e ou amigos que levaram o virus sem o saber, por isso se determinou o isolamento e você foi correta no momento do pico. Com aparecimento das vacinas as coisas começaram a aliviar, mas ainda há o risco de contaminação num grau mais leve. Por isso manter a guarda é fundamental amiga, mas sem os excessos é claro. Tentar fazer o necessário com os cuidados, porque há muita gente, que para ela a pandemia é uma mentira e ou já passou.
    Então uma semana mais leve e alegre e cuide-se para cuidar e que tudo dê certo para nós.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Toninho.
      Exatamente isso. Tudo na vida tem quê ter equilíbrio. Acho que no começo da pandemia estava passando por muita coisas e a realizar também ao mesmo tempo, em luto e ainda com alta responsabilidade e extresse, então levei muita coisa de ferro e fogo rsrs. Mas depois quê passou tempestade maior, pude voltar a meditar, reservar um tempo para mim etc. Mas os estragos já tinha ocorrido, tive o primeiro avc, mas foi sem seguelas aparente, mas foi também como aviso quê eu precisava relaxar e delegar muitas coisas o quê se tornou melhor a nossa vida. Hoje nós vivemos de modo equilibrado, tenho um tempo sagrado para mim, não muito , mais o suficiente para se tornar menos estressante a vida. Uma coisa quê ainda não consigo lidar é com as pessoas quê ainda defende o Bolsonaro, não se trata de política, mas ter quê conviver com essas pessoas hoje é o meu maior desafio. Virtualmente sai deletando, mas na vida não podermos pegar um botao e não ver ou escutar tanta insensatez. Enfim a vida segue e para sobrevivemos temos que respeitar dentro do possível quê cada qual tem suas próprias opiniões e ações. Mas a pandemia fez também eu resolver quê preciso priorizar o quê gosto de fazer e fazer. Preciso cuidar, mas também cuidar de mim mesma, só assim terei saúde para continuar nas minhas lutas diárias. Como dizem mente sã corpo agradece. Feliz semana meu amigo, meus sentimentos pelas suas perdas. Abraços.

      Excluir
  3. Viver é sempre um desafio. Mas viver a vida com esta pandemia está a tornar-se insuportável. Mas você, guerreira que é, venceu a covid. Continue a proteger-se porque este vírus é muito traiçoeiro. Continuação de boas melhoras.
    Muita saúde para você e para toda a sua família.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Graça
      É amiga não está sendo fácil, mas com equilíbrio vamos passando, o difícil é conseguirmos o equilíbrio certo, não nós descuidarnos, mas também não exageramos nos cuidados. Ou coisa difícil é ternos o meio termo rsrs. Mas antes o exagero do quê viver como este vírus não exista. Um feliz semana para vocês.

      Excluir
  4. Querida amiga Mirtes,li com atenção e é mesmo de estarmos todos com medos ainda,pois enquanto todos não possam serem vacinados, corremos riscos!
    Meu marido e eu já tomamos as duas doses e até a da gripe também!
    Torcendo sempre para que todos possam ficar bem,não tem ainda de se sentir livre, os cuidados ainda serão por tempo indeterminado, força amiga, sei que não é nada fácil e é assim para todos os que são responsáveis e amam seus familiares.
    Você os ama, sente que poderia ajudar todos, mas não é bem assim, então continue se cuidando, sem culpas, muitos abraços bem apertados em você e aos seus amados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ivone
      Com certeza os cuidados são primordial para nos protegermos e proteger quem amamos. Quê bom quê vocês estão bem. Carinhoso abraço.

      Excluir
  5. Grata por partilhar este seu testemunho, Mirtes! Que tudo corra bem , com o bebé, e sua sobrinha!
    Por aqui, já estamos todos vacinados... mas de entusiasmo contido. Uso duas mascaras, para todo o lado, continuo a ter os mesmos cuidados lavando e desinfectando tudo o que trago da rua... e por isso o meu tempo não rende para nada... e estamos de novo, mergulhados em múltiplas restrições... com as saídas a serem evitadas ao máximo!
    Esta pandemia, promete mesmo continuar a ser um desafio diário, para os tempos mais próximos!
    Cuidem-se bem! Feliz domingo, com tudo a correr pelo melhor, e um óptimo mês de Julho para vocês!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana.
      Obrigada pelo carinho conosco minha querida amiga. Feliz mês de Julho para vocês também. Enorme abraço

      Excluir