terça-feira, 20 de junho de 2017

FEOCROMOCITOMA É ISSO UMA BOMBA, NÃO O SUBESTIME.

           Resultado de imagem para sintomas do feocromocitoma
Boa noite meus amigos e visitantes. É para muitos leigos e pessoas que que não sabe de fato o que seja essa patologia, pode ate achar que os sintomas possam ser estresse. Alguns acham que todos os pacientes com feocromocitoma deve ter vida limitada, não podem isso, aquilo. Outros acham que é só evitar estresse que fica de boa. Na minha opinião, como paciente com feocromocitoma a mais de 20 anos, digo que todos as pessoas portadores de feocromocitoma ou outras patologias, precisam e devem viver, e ter uma vida mais independente possível. Eu não subestimo de forma alguma a minha patologia. Esse blog foi feito por mim, depois de sentir muito remoço e trabalhar para me perdoar, por não ter levado a serio os sintomas no meu irmão. Hoje eu sei que tudo fez parte do plano divino e que a vida é um eterno aprendizado. Ele não tinha o diagnostico fechado de feocromocitoma, já eu na época tinha exames já positivos.  Ele muitas vezes me acompanhou no hospital e todos achavam que ele estava somatizando. Até médicos zombaram dos seus sintomas, e naquela época, médicos pra mim eram certos. Não demorou muito para que eu aprende-se que não era bem assim. Vou tentar resumir o máximo possível, para não reviver o que já é passado.  Ele teve inúmeras internações, sem diagnostico definitivo, deixou de procurar ajuda medica e um dia ligou para minha irmã pedindo ajuda, ela mandou a funcionaria la e ela  disse que tinha indo e que ele estava bem. Acho que nunca aquela criatura que dizia seguir a Deus nunca esteva com meu irmão. Ao amanhecer eu fui velo e já o encontrei sem forças. Automaticamente dei socorro a ele, ele foi internado. Mas nem naquele momento eu pensava nunca que ele estava morrendo, nós estamos ate brincando um com o outro. No dia seguinte o encontrei em coma. E para minha surpresa e desespero, o medico chegou para mim, sem nunca imaginar que eu era portadora de feocromocitoma e disse que ele achava que meu irmão tinha uma doença rara o feocromocitoma e foi descrevendo a situação do meu irmão. Naquele momento Deus me carregou no colo, pois sentir o quanto eu errei, eu vivia dizendo a meu irmão que ele precisava relaxar, cuidar da mente etc. Não posso voltar atras e fazer diferente. Mas e vou alertar a todos que ao sentirem sintomas persistentes não se contente com palavras nem que sejam medicas, exijam que descarte doenças físicas que possam explicar os seus sintomas. Se de fato ser comprovado que não há doença existente, ai sim é correto buscar ajuda psicológica ou ate espiritual. Afinal a mente faz muita coisa e no céu e na terra tem os seus mistérios. Depois disso meu outro irmão foi diagnosticado como infecção de garganta, tratado por três meses com antibiótico, eu vivia o alertando e ele apenas brincava que já estava bom, mas a minha preocupação era uma ferida que não cicatrizava, resumindo foi descoberto câncer na laringe, ele teve meses de sofrimento e faleceu. Já quando minha irmã deixou de andar, e minha filha me ligou dizendo que os médicos diziam que ela não tinha nada, eu entrei na emergência com o capeta do corpo rsrs, e perguntei ao medico quais os exames foram feito e em que base era o seu diagnostico, resultado que o medico a internou e foi diagnosticado Mielite e hoje depois de muitos meses sem andar, ela voltou a da alguns passos. Mas infelizmente ao ficar no hospital com ela, eu perdi meu portocarth, mas isso também faz parte da vida, se não fosse por isso seria por outra coisa. Gente eu não estou dizendo que não exista doença psicossomática, apenas alertando que quando se tem um sintoma persistente deve se investigado e afastado doença física. Afinal qualquer doença física deve ser o mais brevemente diagnosticado. E quando eu relembrar o passado, hoje não me machuca mais, pois sei que tudo o que nós acontece é com a permissão de Deus. Hoje relembro e vejo que foi lições apreendidas.             
                         Imagem relacionada 
Hoje eu amanheci com pressão arterial normal, muita fome, e o melhor meu coração batia normal. Fiquei muito alegre e minha amada filha me lembrou logo que deveria ser prudente, pois não sabia se era uma melhora ou de fato fim da crise do feocromocitoma. Eu logo respondi é o fim da crise, pois eu sinto que seja rsrs. Mas fui prudente o dia todo. É um alivio tão grande quando o feocromocitoma interrompe de jogar, que a gente se sente de volta a vida. Quando me perguntaram o que eu iria fazer São Jõao, respondi que Deus ainda estava resolvendo por mim rsrs. De fato eu não quero fazer planos, sera como assim Deus desejar.  Mas estou feliz pelos sintomas ter indo embora com a crise do feocromocitoma.  Tem uma brincadeira que acho sem graça, quando a pessoa diz que estamos pronta pra outra. Nem pensar agora eu espero que só no ano seguinte possa ter uma crise tão dificil, como essa rsrs. E vamos que vamos agradecendo a DEUS por tudo e a todas as pessoas que contribuirão para que hoje eu pudesse dizer que lindo dia rsrs.

                   Imagem relacionada 

18 comentários:

  1. Tens razão,Mirtes...Aprendemos com cada passo das doenças...Ando aqui às voltas também e cuidar é preciso!Até diagnosticar é fooogo!...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Chica
      Espero que estejam bem, passo a passo vão vencendo as adversidade. Muitas alegrias. Beijos.

      Excluir
  2. Tem razão Mirtes
    Uma patologia tão grave não pode ser subestimada.
    Precisa ser tratada com eficiência.
    E nós os leigos na ânsia de ajudar acabamos por vez nos confundindo pois não temos conhecimento da patologia. Por isso é mega importante a procura do profissional capacitado que prescrever o tratamento adequado. Cuidado, tratamento e zelo com a saúde e um diagnóstico correto é tudo que o paciente necessita
    Beijos e que tudo corra pelo melhor de sua saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gracita
      Obrigada amiga pelo carinho, os anos vão surgindo e a cada crise eu ainda me surpreendo. É por isso que eu chamo o feo, como doença imprevisível. Feliz noite. Beijos

      Excluir
  3. Boa noite Mirtes,
    Estou feliz com sua melhora \o/
    Que vc tenha dias alegres e de paz!
    Nenhum sintoma pode ser subestimado,
    até as doenças psicossomáticas,
    precisam de cuidados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clau.
      O diagnostico da Doença psicossomática deve ser feito por uma psiquiatra, depois que excluem, as possibilidades doenças físicas. A minha alerta é que se precisa antes descartar doenças físicas. A maioria dos portadores de feocromocitoma vão a óbito antes de serem diagnosticada. Uma feliz noite. beijos.

      Excluir
  4. Pois é Mirtes nada de estar pronta para outra e com os devidos cuidados e bençãos do Pai, vai poder ter um São João nos padrões nordestino com muita alegria e algumas escapadas na dieta. Não abuse e e não pule fogueira e viva a alegria.
    Seus relatos servem como alerta para todos nós. Sua experiência com os diagnósticos são escolas e que podem salvar vidas, pois muitas vezes há desleixo mesmo com os pacientes ainda mais com o número de pessoas doentes e carencia de leitos em hospitais, é preciso estar atento com nossos doentes.
    Um carinhoso abraço.
    Note que está até frio na terra no verdadeiro clima de São João e já chegou o inverno.
    Bjs de paz amiga e fique bem.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Toninho
    Meu amigo obrigada pelo carinho. Não se preocupe não vou fazer extravagância. Ontem o tempo fechou e hoje por aqui amanheceu um lindo sol. Um feliz dia. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que joia, agora já está bem!
    Desejo que tenha uma linda 4a feira...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anete
      É um enorme alívio acordar e me sentir assim. Livre dos sintomas da crise do feocromocitoma. Um lindo dia. Beijos.

      Excluir
  7. Mirtes,que bom esse seu relato para aqueles que são leigos no assunto,pois muitos apresentam sintomas de outras doenças e não vão ao médio,talvez por medo,e quanto mais sedo diagnosticada a patologia,mais cedo será possível de controlá-la ou curá-la.
    Fico feliz que esteja melhor e vá sim aproveitar a festa de São João.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Carmen.
    Esse relato não é direcionado para pessoas leigas. Afinal todo nós algum momento da nossa vida vamos nós deparar com médicos negligentes e pouco interessado em exercer a medicina com a prudência necessária para em vez de curar,prejudicar. Com certeza de meus sintomas no começo fosse tratados com a seriedade correta. Hoje eu estaria quem sabe virada. Mas eu perdi muitos anos para ter o meu diagnóstico. Enfim passado. Um lindo dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Quis dizer estivesse curada. Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  10. Fico imensamente feliz por tudo estar a dar certo com a graça de Deus querida amiga ,certamente aproveite para festejar o São João ,pois você merece muito ser feliz ,querida amiga faz sempre bem partilhar estes momentos ,pois a informação nunca é demais especialmente para os leigos como eu que nada sabiam acerca desta patologia ,querida amiga que Deus continue iluminando a sua vida ,muitos beijinhos no coração ,felicidades

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Emanuel
    Meu querido amigo,quando eu me referir as pessoas leigas não me referir jamais em vocês meus amigos,pessoas que vem de fato me acompanhado a tantos anos. Até porque vocês não são leigos e até acreditam que ao sentires algum sintomas persistente corre ao médico. De tanto que eu falo sobre a importância ao buscar resposta em frente a sintomas persistente. Mas sim de pessoas que acham que por ter problemas psicológico acham que todas as pessoas possam ser iguais. Nós somos seres individuais e devemos não se medicar com remédios de vizinhos rsrs. Afinal as doenças podem ser diferente com gravidade diferente. Quanto a você. Sei quê sabes sobre feocromocitkna pois me mandaste uma pesquisa bem completa que me serviu e muito. Obrigada pela sua amizade. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mirtes, bt!
    Não se sinta culpada por nada na sua trajetória de vida. Tenho certeza que através do seu blog vc poderá ajudar muita gente. Pelo menos 1 pessoa que aqui chegue com essa doença ou que tenha algum parente ou amigo com ela, vai se sentir agradecida p/o resto da vida com as suas informações. Fique certa disso amiga!
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida amiga Dinha
      A culpa faz parte da vida, meu irmão plantou uma vida cheia de erros, eu aguentei o dobro que qualquer pessoa aguentaria. Ele se perdeu, mas quando ele precisou eu estava la, apagando o passado e estendendo a minhas mãos. Mas mesmo assim, eu durante um tempo me sentir culpada, por não ter nado socorro na noite que ele pediu ajuda. Mas ele vivia dizendo que estava morrendo e quando de fato estava ninguém acreditou. Mas somos aprendizes na escola, chamada vida. Obrigada pelo carinho. Nesse blog eu creio que ja ajudei e fui muito ajudada. Um grande abraço.

      Excluir
  13. Não se deve martirizar, com a situação de seu irmão.
    Cada caso é um caso... com todas as situações muito próprias... e ele teve mais alguns comportamentos de risco... que certamente não ajudaram a sua condição... não procurar ajuda médica, também foi um deles... e a gente... não pode tomar conta... de quem não quer tomar conta de si mesmo.
    Você fez o melhor que sabia na altura... e é só isso, que deverá pensar, Mirtes!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir